Vereador quer campanha para coleta seletiva de lixo

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 17h23

Está em análise pela Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania projeto de lei do vereador Carlos Bortoletto que autoriza o Executivo a instituir na cidade a campanha de conscientização da população para a coleta seletiva do lixo. A proposta prevê o estabelecimento de parcerias com empresas privadas e entidades da sociedade civil para o fornecimento de cartilha, folhetos, onde conste a relação dos bairros atendidos pelo programa de coleta seletiva do lixo que não é lixo, dias de semana e horário. A campanha, segundo o parlamentar, deverá abranger locais públicos e privados, estimulando iniciativas em conjuntos habitacionais, shoppings centers, edifícios comerciais e públicos.
Para Bortoletto, as finalidades da campanha são o esclarecimento da população sobre os malefícios que o acúmulo de lixo pode causar, a redução da utilização de aterros sanitários, lembrando que a reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais representa 40% do lixo doméstico, além dos benefícios ao meio ambiente e à saúde da população.
Participação
Mesmo com todas as campanhas realizadas, percebe-se que há grande percentual da população que ainda não tem consciência da necessidade da separação de lixo orgânico reciclável, comenta o parlamentar, ao justificar sua proposta, lembrando que “a participação da sociedade na continuidade do projeto é fundamental para que os investimentos da Prefeitura na coleta seletiva sejam transformados em ganhos de infra-estrutura”.