Vereador na defesa dos direitos dos motoboys

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h43

Autor de várias ações que visam beneficiar a classe dos motoboys, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) pediu vistas ao processo que dispõe sobre os serviços de transporte de pequenas cargas, mediante a utilização de motocicletas ou similares e que também modifica a denominação da classe, passando para moto-frete. Segundo Mario, o projeto tem vários pontos conflitantes, que merecem uma discussão mais aprofundada com os setores que atuam nesta área, desde os próprios motoqueiros até os proprietários de empresas e usuários do sistema. O vereador declarou que “é importante que possamos fazer uma discussão ampla e ouvir das pessoas que atuam no dia-a-dia com as motos as sugestões que poderão gerar emendas positivas ao projeto inicial”.
O vereador Mario Celso disse que sua idéia de alterar a denominação para moto-frete e contemplar com alguns artigos já havia sido proposta pelo vereador licenciado Marcelo Almeida, hoje na direção de Detran/PR. Mario disse que “o próprio Marcelo, com a experiência acumulada na direção deste importante órgão de trânsito, poderá ampliar o projeto com novos artigos, gerando novos beneficiados para todos”.
Ele disse também que “este projeto inicial é muito bom porque já foi fruto de muita discussão e seminários, mas que não podemos esquecer também da contribuição do vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), parceiro e co-autor na proposta de subemenda substitutiva. O Luiz também tem tido boas idéias para melhorar as condições de trabalho dos motoboys”.
Segundo informou o diretor do Detran/PR, Marcelo Almeida, Curitiba dispõe hoje de uma frota de 700 mil veículos, sendo 45 mil motocicletas ou similares, destes aproximadamente 13 mil em serviços de moto-frete ou transporte de pequenas cargas e encomendas na Capital. Ele alertou que hoje cerca de 30% dos acidentes em Curitiba envolvem motos e que para isso é necessária uma legislação própria, evitando o crescimento destes números.
A subemenda substitutiva ao substitutivo geral de autoria dos vereadores Mario Celso Cunha e Luiz Felipe Braga Côrtes tem sete artigos e amplia os direitos dos motoboys, além de ordenar o sistema deste serviço em Curitiba. Luiz Felipe também já discutiu com membros da Assimo/PR (Associação Independente dos Motociclistas Profissionais do Paraná) e recebeu uma série de sugestões que transformou em artigos desta subemenda.