Vereador destaca Programa Comunidade Escola

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2010 18h45, última modificação 01/07/2021 09h21
O vereador João do Suco, líder do PSDB na Câmara, lembrou que mais um programa da prefeitura de Curitiba ganhou destaque nacional. O Comunidade Escola é finalista do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). A premiação destaca escolas públicas e privadas que contribuem para a defesa dos direitos dos cidadãos. Os vencedores serão anunciados em 18 de novembro, em Brasília.
O Comunidade Escola  inclui atividades gratuitas em 86 instituições de ensino da cidade nos finais de semana. As ações proporcionam integração entre pais, alunos, educadores e comunidade em geral. Segundo a prefeitura, são 742 voluntários de todas as idades trabalhando nos fins de semana. “É uma atividade voltada para as comunidades mais carentes e oferece a possibilidade de uma humanização destes grupos. Isto faz com que tenham mais respeito pela escola e que os pais participem mais das atividades dos filhos, além de proporcionar maior qualidade de vida”, ressaltou o vereador, que lembrou que as atividades incluem aulas como tricô,  bordado, informática, idiomas e inúmeras outras possibilidades de informação e integração.
João do Suco acredita que este trabalho possibilita uma melhor formação para os estudantes. “Vemos que a toda hora o professor é responsabilizado plenamente pela educação dos alunos, mas os pais também devem participar. Esta interação proporciona uma melhor formação do caráter do indivíduo”, defendeu o parlamentar.
Segundo a prefeitura, o programa tem tido influência direta nos indicadores positivos da educação de Curitiba, que pela terceira vez é a capital brasileira com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Uma pesquisa de 2007 da Universidade Federal do Paraná também trouxe dados positivos. Foi identificado que 63% dos freqüentadores perceberam diminuição na violência e no uso de drogas onde as atividades são oferecidas. Além disso, 20% perceberam diminuição na degradação dos espaços públicos e 17%, no índice de estresse e depressão dos moradores.
Premiação
Nesta segunda edição do PNEDH, serão R$ 100 mil em prêmios para os concorrentes, divididos em quatro categorias. O Comunidade Escola concorrerá na categoria “As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos”.
A premiação é promovida pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O prêmio é bianual e foi criado em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Comunidade Escola
Segundo a prefeitura, o Comunidade Escola já ofereceu 44 mil atividades e fez cerca de sete milhões de atendimentos desde 2005, quando foi criado, até junho deste ano.
As atividades são dividas em cinco eixos e oferecidas aos sábados e domingos em 86 escolas municipais. Em Cultura, estão ações de incentivo à leitura e manifestações artísticas. Em Educação e Cidadania, cursos de informática, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e idiomas. No eixo Esporte e Lazer, são oferecidas diversas modalidades esportivas, campeonatos e bailes da 3ª idade. Em Geração de Renda, cursos de artesanato, gastronomia e prestação de serviços. No eixo Saúde, são realizadas campanhas contra a dengue e de vacinação e promoção da saúde.