Tribuna Livre discute atendimento educacional especializado

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 16/05/2022 07h30, última modificação 13/05/2022 17h56
Por iniciativa de Professora Josete, o espaço democrático de debates da CMC recebe especialista em Educação Especial.
Tribuna Livre discute atendimento educacional especializado

A ideia é refletir sobre políticas públicas para o atendimento educacional especializado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O direito ao atendimento educacional especializado estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão plenária da próxima quarta-feira (18). Por proposição da vereadora Professora Josete (PT), a Tribuna Livre recebe a professora Roberta Bonfim Klein de Azevedo, servidora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). É ela quem conduzirá o debate (076.00015.2022). 

Especialista em Educação Especial, Roberta atua há 15 anos na chamada sala de recursos e tem como foco a dislexia, distúrbio genético que dificulta o aprendizado. Quando a pessoa lê, pode não entender bem os códigos da escrita, havendo dificuldade, por exemplo, para reconhecer determinadas palavras. 

Segundo Professora Josete, grande parte dos estudantes disléxicos chegam ao Ensino Fundamental sem ter o diagnóstico apropriado. A ideia da Tribuna Livre, completa a vereadora, é promover a reflexão sobre políticas públicas voltadas ao atendimento educacional especializado, minimizando o impacto da dislexia e de outras questões. 

Tribuna Livre

Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente. 

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. Confira, no site institucional, os assuntos discutidos nas outras Tribunas Livres de 2022.