Tribuna Livre debaterá incentivo ao esporte em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2019 14h25, última modificação 12/11/2021 06h38

Nesta quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoverá uma Tribuna Livre com a presença do diretor de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Soares, para abordar diferentes aspectos referentes ao setor, por iniciativa de Mauro Bobato (Pode). Segundo ele, “trata-se da apresentação do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, instituído pelo artigo 87 da Lei Complementar 40/2001 e regulamentado pelo decreto 1.743/2017” (076.00048.2019).

Curitiba reserva R$ 4 milhões ao ano para ao programa de incentivo aos atletas. Em junho, a estimativa da Prefeitura era beneficiar pelo programa 11 mil pessoas em 2019. As informações foram reveladas pelo próprio Thiago Soares, durante audiência pública realizada na Câmara de Curitiba (leia mais). Além disso, o Executivo investe em ações com foco social, como as promovidas pelas associações de pais, mestres e funcionários das escolas municipais.

De acordo com o site da prefeitura, “O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são investidos diretamente em projetos esportivos. Desde a sua implantação em 2002, o Incentivo ao Esporte de Curitiba beneficiou atletas, paratletas, profissionais em Educação Física no segmento Educação e entidades de diversas modalidades esportivas cujo desempenho tem destacado o município em disputas nacionais e internacionais”.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que seja aprovada a inversão da pauta.

As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. A atividade poderá ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.