Notas da sessão plenária de 11 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2019 14h40, última modificação 11/11/2021 08h50

Visita à CMC I
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), recebeu, na sala anexa ao plenário, a presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Nilva Amália Pasetto. A entidade estimula o desenvolvimento cultural e promove solenidades cívicas e comemorativas de acontecimentos históricos e relevantes da área contábil. (Foto 1)

Visita à CMC II
O vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha), Jonel Chede Filho, e o assessor jurídico da entidade, André Fatuch Neto, entregaram convites a alguns vereadores para o aniversário de 70 anos do sindicato, a ser comemorado no dia 26 de novembro, a partir das 19h30, no espaço para eventos Curitiba Antique Car. Assina o convite, além de Jonel Chede Filho, o presidente do Seha, João Jacob Mehl. (Foto 2)

Corrida de rua
A vereadora Maria Manfron (PP) agradeceu à Prefeitura de Curitiba e à Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) pela realização, no fim de semana, da 4ª Etapa do Circuito Adulto de Corridas de Rua. “É o início das festividades, agora em novembro, das comemorações aos 141 anos da imigração italiana”, festejou a parlamentar, que havia destinado emenda parlamentar para a corrida. “Teremos muitas atividades, vai ser uma festa muito boa.”

Mais mulheres
Após agradecer o apoio da CMC à homenagem aos 135 anos da Sociedade Auxiliadora  Feminina da Igreja Presbiteriana, Noemia Rocha (MDB) anunciou que, por unanimidade, foi eleita presidente do MDB Mulher no Paraná e em Curitiba. “Nós perdemos para a Arábia Saudita em número de mulheres no parlamento e eu não me conformo com isso”, declarou. Julieta Reis disse que no DEM também há um esforço para preparar as mulheres para a eleição.

Carros elétricos
Bruno Pessuti (PSD) elogiou a assinatura, marcada para as 17h30 desta segunda-feira (11), de decreto que torna gratuito o estacionamento de carros elétricos na área do Estacionamento Regulamentado (EstaR). “Temos que criar incentivos para que a eletro mobilidade faça parte do nosso dia a dia”, pediu o vereador. Ele citou a isenção do ICMS e do IPVA, já vigentes.

Travessia elevada
A construção de uma travessia elevada em frente à escola Energia Ativa, no bairro Sítio Cercado, foi comemorada pelo vereador Ezequias Barros (Patriota). Ele agradeceu a agilidade da resposta da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Decisão do STF I

A revisão do entendimento no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão após julgamento em segunda instância foi comentada em plenário. Professora Josete (PT) comemorou a decisão pois, na opinião dela, “era uma interpretação equivocada”. “Alguém só pode ser preso quando todo procedimento judicial tiver sido realizado”, afirmou a parlamentar, destacando que a decisão “atinge cerca de 5 mil pessoas”.


Decisão do STF II
Mauro Ignácio (PSB) lamentou o resultado do julgamento, que segundo ele gera insegurança jurídica. “Não vai inocentar ninguém, apenas protelar o cumprimento da pena”, apontou. O vereador entende que a soltura do ex-presidente volta a trazer um clima de polarização política ao país, que deixa as reformas necessárias “em segundo plano”. Ele recebeu apoio de Bruno Pessuti (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Jairo Marcelino (PSD), que elogiou o “excelente” governo de Bolsonaro.