Tribuna livre aborda feiras especiais

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h22

As feiras especiais realizadas periodicamente em Curitiba foram tema da Tribuna Livre desta semana, na Câmara Municipal. Representando a Associação Comercial do Paraná, o empresário e ex-deputado federal Cleverson Marinho Teixeira expôs aos vereadores a posição da entidade sobre o assunto e também com relação ao projeto de lei que será votado pelo Legislativo na próxima semana, que disciplina a realização de feiras e exposições na cidade. A proposta é de autoria do prefeito Cassio Taniguchi.
O objetivo principal da associação, informou Teixeira, é defender os interesses dos empresários filiados à entidade, que pagam em dia seus tributos, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Para o representante da ACP, a atividade dessas feiras deve ser regulamentada o mais breve possível, evitando prejuízos aos empresários legalmente estabelecidos no município, “tema que tem sido objeto de debates entre diretoria e membros da Associação Comercial”.
Na opinião de muitos vereadores, estas feiras especiais e exposições realizadas algumas vezes durante o ano trazem prejuízos aos empresários locais, “pois se instalam durante alguns dias em locais estratégicos da cidade e depois vão embora apenas levando o lucro, uma forma de concorrência desleal”. Outros parlamentares, entretanto, não compartilham deste posicionamento e, por isso, a proposta receber emendas.
Para o vereador Mario Celso Cunha (PSB), a matéria poderia ser apreciada no ano que vem, já com o prefeito eleito empossado e novos vereadores. A vereadora Julieta Reis opina que é uma situação complexa porque muitos expositores têm seus espaços fixos, realizam várias feiras por ano e pagam seus tributos normalmente, sendo empresas idôneas e de tradição no mercado de Curitiba.
Os parlamentares afirmam, porém, que todos os aspectos envolvendo estes eventos serão analisados e equacionados, para a normatização, evitando prejuízo aos empresários aqui estabelecidos.