Treinador Cuca recebe título de Vulto Emérito de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 26/11/2015 21h00, última modificação 05/10/2021 07h11
A Câmara Municipal entregou, nesta quinta-feira (26), o título de Vulto Emérito de Curitiba ao ex-jogador e atual técnico de futebol Alexi Stival, o Cuca. Maior honraria concedida pelo Poder Legislativo a pessoas nascidas na cidade, a homenagem foi proposta pelo vereador Mauro Ignácio (PSB) no projeto de lei (007.00004.2013) e oficializada por meio da lei 14.332/2013. A sessão solene foi presidida por Felipe Braga Côrtes (PSDB) e contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet.

Cuca agradeceu a homenagem e fez questão de dividi-la com a família e amigos que sempre estiveram ao seu lado. Ele destacou que sua carreira é fundamentada na fé em Nossa Senhora e garantiu ter orgulho de suas origens e de nunca escondê-las. “Sou de Curitiba, criado em Santa Felicidade, descendente de italianos e comedor de polenta”, brincou Cuca, que atualmente comanda o clube chinês Shandong Luneng Taishan.

Em entrevista à imprensa, o treinador comentou sobre as dificuldades de treinar um time do exterior, especialmente por depender de intérpretes na beira do campo, e disse que pretende cumprir seu contrato com o time asiático [que ainda tem um ano de duração]. No entanto, admitiu a possibilidade de retornar ao Brasil já em 2016. Durante seu discurso, Cuca exibiu imagens de sua maior conquista profissional - o título de  campeão da Copa Libertadores da América em 2013 - e de títulos recentes na China, cujo futebol classificou como “emocionante”.

Autor da homenagem, o vereador Mauro Ignácio ressaltou as características pessoais de Cuca, sua simplicidade, o início nos clubes da Suburbana de Curitiba, e o especial carinho e vínculo com o bairro de Santa Felicidade. “Tenho orgulho dele, pois sempre assumiu suas origens, elevando e bem representando a cidade no mundo do futebol. É uma pessoa simples, que encontro em festas de igreja”, revelou.

Ignácio destacou ainda a carreira de Cuca como jogador que, após atuar em diversos clubes de expressão nacional, entre eles Grêmio, Palmeiras e Santos, e tendo passagens pelo exterior e até pela seleção brasileira, encerrou sua carreira como jogador em 1996, aos 33 anos, defendendo as cores do Coritiba. “Dois anos após parar de jogar futebol ele iniciou a carreira de técnico e em 2013 alcançou sua maior conquista, comandando a equipe do Atlético Mineiro que se sagrou campeã da Copa Libertadores da América”, completou o parlamentar.

Também participaram da sessão solene os vereadores Paulo Salamuni e Aladim Luciano, ambos do PV; e Professor Galdino (PSDB). O ex-vereador Denilson Pires, que representou o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o presidente do Trieste Futebol Clube, Marcos Azzolin; Carlinhos Neves, preparador físico do Shandong Luneng Taishan; e Amilton Stival, vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol.

Mais fotos no Flickr da Câmara Municipal.