Sugerida sinalização especial em prédios públicos

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2008 18h05, última modificação 22/06/2021 07h07
A Câmara de Curitiba aprecia projeto que prevê a instalação de sinalização tátil, sonora e visual nos prédios públicos. A idéia é melhorar a acessibilidade dos portadores de deficiências visual e auditiva. Conforme regulamentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a sinalização tátil deve trazer os caracteres em relevo pelo sistema braile ou figuras.
A proposta é que a acessibilidade aos deficientes visuais obedeça à comunicação e sinalização tátil direcional e de alerta, nos pisos, corrimões acessos às escadas, portas de banheiros, sinalização sonora nos elevadores (aviso do andar em que o elevador está parado) e botoeiras em braile. A sinalização sonora deverá ser precedida de mensagem com prefixo ou de ruído característico para alertar o ouvinte. Aos deficientes auditivos e visuais está prevista a sinalização vibratória sincronizada aos sinais visuais intermitentes.
As sinalizações informativas, indicativas e direcionais para portadores de deficiência auditiva e visual devem propiciar condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma, devendo estar vinculada à circulação principal e nas áreas de emergência.