Saúde acata Semana de Prevenção ao Traço de Anemia Falciforme

por Assessoria Comunicação publicado 19/12/2017 11h30, última modificação 25/10/2021 07h51

Na manhã desta terça-feira (19), a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte avaliou quatro projetos de lei, todos com pareceres favoráveis ao trâmite. Um deles é de Maria Leticia Fagundes (PV), que institui a Semana de Prevenção ao Traço de Anemia Falciforme (005.00332.2017). Segundo o texto, a data será comemorada no calendário oficial de Curitiba na última semana de abril, com atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

No projeto, a vereadora explica que a anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela presença de uma hemoglobina anormal, que sob determinadas condições de desoxigenação, polimeriza, deformando as hemácias, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico e outras complicações, nos indivíduos acometidos pela doença, não é contagiosa, não tem cura, porém, pode ser controlada através de alguns cuidados básicos de saúde. "Do ponto de vista numérico, especialistas estimam que a frequência de portadores pode chegar a 10% da população negra e parda brasileira e a 2% da população em geral", diz a justificativa.

A matéria diz que, na semana de prevenção, a Prefeitura de Curitiba, por meio da SMS, deverá promover várias atividades como divulgar sintomas e tratamentos, facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento e fazer aconselhamento genético ou orientação familiar aos portadores do traço ou doentes. Relator do projeto, Osias Moraes (PRB) não viu óbices à tramitação, apontando sem seu parecer que “é importante conscientizar a população sobre esta patologia, e identificar quais os recursos necessários para os indivíduos iniciarem o tratamento de tal maneira que o mesmo pessoa evitar riscos futuros para sua saúde”. A proposta de lei está pronta para ser avaliada em plenário.

Outros projetos
Na pauta de hoje, a Comissão de Saúde também analisou três declarações de utilidade pública. Uma delas referente à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli - EFM, APMF Máximo Atílio Asinelli (014.00076.2017), de iniciativa de Professor Silberto (PMDB); outra à Associação Naha de Karate-Dô-Goju-Ryu (014.00074.2017), de Toninho da Farmácia (PDT); e ao Grêmio Esportivo Recreativo do Caiuá e Amigos da CIC (014.00078.2017), por Zezinho Sabará (PDT).

A reunião do colegiado foi presidida por Maria Leticia Fagundes e contou com Osias Moraes, Mestre Pop (PSC) e Oscalino do Povo (Pode). Noemia Rocha (PMDB) também integra a Comissão de Saúde.