Rios e córregos serão tema de reunião

por Assessoria Comunicação publicado 25/11/2009 17h15, última modificação 28/06/2021 10h06
A importância dos rios e córregos da cidade ganhou notoriedade nos últimos dias. O volume das chuvas mostrou a força da água, sua imponência e também os perigos que pode causar. Com o temporal de quinta-feira (19), três carros foram engolidos pelo rio Mossunguê, na rua Eduardo Sprada, no bairro Campo Comprido, após o pavimento ter cedido. O imprevisto ocasionou a morte de um casal, encontrado somente nesta segunda-feira (23), no Rio Iguaçu, em Araucária. É por conta deste e outros problemas relacionados aos rios e córregos que a Comissão da Água deve ouvir, nesta quinta-feira (26), o diretor interino do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Djalma Mendes dos Santos.
A reunião está marcada para as 14h, no plenário da Câmara, e é aberta ao público. “É este departamento o responsável pela limpeza e dragagem dos rios que passam pela capital e ele poderá traçar um quadro de como está a situação e o que pode ser trabalhado no futuro”, afirma o vereador Francisco Garcez (PSDB), presidente da comissão.
A comissão da Água foi instalada no mês de outubro para verificar e acompanhar a qualidade da água em Curitiba. Também tem a atribuição de ver como estão os serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Após ouvir diversos especialistas e responsáveis pelo assunto, deverá fazer um mapeamento e um diagnóstico das bacias hidrográficas da capital. Fazem parte do grupo, além de Garcez, os vereadores Caíque Ferrante (PRP), Jonny Stica (PT), Algaci Tulio (PMDB), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS), Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).