Reparos de calçadas podem ficar por conta de empresas

por Assessoria Comunicação publicado 14/07/2009 15h15, última modificação 24/06/2021 10h50

Projeto de lei de autoria do vereador Francisco Garcez (PSDB) que tramita na Câmara prevê que prestadoras de serviços públicos ou de utilidade pública reparem danos que possam causar a calçadas e passeios públicos. A iniciativa pretende atender diversas solicitações da população de Curitiba, que, segundo Garcez, reclama de prejuízos em suas calçadas provocados por empresas concessionárias, permissionárias e terceirizadas de serviços públicos.
“O assunto foi levantado pela vereadora Julieta Reis (DEM) e amplamente debatido quando o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, veio à Câmara, em abril, e disse que nós poderíamos colaborar com uma iniciativa que pudesse amenizar e até mesmo acabar com este tipo de perda para a sociedade”, afirma o parlamentar.
De acordo ele, o que acontece com frequência é que uma empresa prestadora de serviços públicos contratada para realizar uma melhoria, como a troca de lâmpadas ou limpeza de uma área, acaba danificando calçadas e vias públicas, principalmente com o uso de caminhões. “Este prejuízo, hoje, acaba ficando com o morador, que tem como dever reparar e manter a calçada em frente à sua casa. Mas com esta proposta, é a própria empresa que presta o serviço que terá que arrumar”, explica.
A proposta diz que a calçada deverá ser recomposta totalmente de acordo com a legislação vigente, na faixa em que for danificada, imediatamente após o trabalho, seguindo a modulação do piso existente, para manter a qualidade e não resultar em fissuras ou desníveis.
O projeto também prevê que, caso estas exigências não sejam atendidas, a prestadora de serviço deverá ser punida com multa estabelecida pela prefeitura. “Primeiro, esta medida é pedagógica, porque as empresas terão mais cuidado na hora de trabalhar. Também é punitiva, por causa da cobrança da multa”, explica o vereador. O projeto está em análise pelas comissões da Casa.
Prejuízo
Moradores da rua Teffé, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, tiveram prejuízo com a calçada em frente ao condomínio onde moram. Uma prestadora de serviços teve que trocar um transformador na rua e o caminhão acabou  danificando a calçada. Diante disso, eles se organizaram para falar com o vereador Francisco Garcez, se poderia ser tomada alguma providência para que isto não se repetisse. “Este é um entre inúmeros exemplos de pessoas lesadas”, ressalta Garcez.