Questionado atendimento de usuário de drogas em postos de saúde
A Câmara Municipal questionou, em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, o tratamento ao usuário de drogas nas unidades de saúde. Segundo o requerimento, o objetivo é saber quantas pessoas relatam, nos postos, o consumo de substâncias ilícitas, devido à necessidade de especialização do atendimento (062.00262.2014).
O texto também destaca a existência de uma portaria do governo federal que determina o atendimento do usuário de drogas nas unidades de saúde. O requerimento indaga o número de pessoas atendidas, substância ilícita que teriam relatado o consumo (maconha, crack e outras) e qual o tratamento indicado, por quanto tempo.
“O uso de drogas, hoje, é considerado uma epidemia, tanto que o governo federal entendeu que o atendimento aos usuários deve ser realizado com urgência dentro das unidades de saúde, tendo inclusive editado uma portaria ministerial”, justifica o texto. No entanto, a proposição aponta reclamações de usuários quanto à demora do atendimento e à ausência de tratamento específico.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.
Matéria relacionada: Executivo presta informações sobre unidades de acolhimento para usuários de drogas
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba