Projeto quer que escolas adotem programas de conscientização ambiental

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2013 11h45, última modificação 20/09/2021 10h56

Por iniciativa do vereador Dirceu Moreira (PSL), passou a tramitar na Câmara de Curitiba projeto de lei que institui na rede pública de ensino municipal o Programa de Sustentabilidade Ambiental. Conforme o texto do projeto de lei, trata-se de “um conjunto de atividades com o objetivo de implementar a educação ambiental e conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas ambientais da cidade de Curitiba e em especial da região do entorno de cada unidade escolar e dentro da mesma” (005.00428.2013).

Para o parlamentar, “tal medida se justifica no âmbito municipal, tendo em vista que moramos em uma cidade extremamente povoada e que possui escassos recursos naturais, necessitando de forma urgente de medidas que colaborem com o desenvolvimento ambiental”. Ainda segundo o autor da proposição, “é importante ressaltar, ainda, que ao se ensinar aos jovens sobre a preservação ambiental e a utilização sustentável dos recursos naturais, consequentemente, acaba-se por envolver toda a família, já que o conhecimento é transmitido pelas pessoas, gerando um verdadeiro "ciclo virtuoso" do conhecimento”.

O texto do projeto elenca os aspectos ambientais que serão alvo de palestras e debates no Programa Sustentabilidade Ambiental: áreas verdes na escola e na região; poluição do ar; adensamento populacional na região; grau de inclusão e exclusão social; saneamento básico na escola e na região; trânsito e transporte público na região; proteção do solo e das águas; proteção da fauna e da flora; políticas de urbanização da região; conhecer as ações ambientais previstas no Plano Diretor; avaliar as ações ambientais propostas pelos movimentos em defesa do meio ambiente; ações relacionadas à reciclagem do lixo, assim como outros problemas ambientais. Dirceu Moreira lembrou que o projeto não obriga as escolas a adotarem o programa, mas sugere a adesão destas entidades.

"Para que se alcance uma mobilização coletiva no sentido de transformar, prevenir e amenizar os problemas de cunho ambientalista, a educação ambiental dever levar em conta as diversas relações entre a realidade natural e social, daí a importância da discussão interdisciplinar que é o objetivo desta proposição", destacou o vereador Dirceu Moreira.