Projeto prevê reciclagem de entulhos da construção

por Assessoria Comunicação publicado 24/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h19
A vereadora Roseli Isidoro (PT) sugere a criação de programa de reciclagem de entulhos de construção civil. A idéia é incentivar o uso, comercialização e industrialização de materiais recicláveis da construção civil e demolição que resultem, principalmente, em reaproveitamento em casas populares e pavimentação. “A quantidade de entulho gerada nas cidades é muito significativa e pode servir como indicador do desperdício de materiais.
Os resíduos de construção e demolição consistem em concreto, estuque, telhas, metais, madeiras, gesso, aglomerados, pedras, carpetes que podem ser reciclados. A medida tornaria o custo da obra mais barato”, analisa a parlamentar.
Roseli Isidoro lembra que o entulho muitas vezes é gerado por deficiências no processo da construção, como falhas ou omissões na elaboração dos projetos e na sua execução, má qualidade dos materiais empregados, perdas no transporte e armazenamento, manipulação indevida por parte da mão-de-obra, além da substituição de componentes pela reforma ou construção. A melhoria no gerenciamento e controle de obras públicas e também trabalhos conjuntos com empresas e trabalhadores da construção civil podem contribuir para atenuar este desperdício.
Ambiente
Ao apresentar o projeto na Câmara de Curitiba, a vereadora apontou que “na maioria das vezes, o entulho é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias. O custo social e ambiental disso foge ao controle dos cálculos, apesar de suas conseqüências serem permanentemente notáveis. Percebe-se a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças”. A proposta, conforme Roseli Isidoro, pode reduzir os custos da construção e evitar a degradação do meio ambiente.
Para levar adiante o projeto, a vereadora propõe que a Prefeitura apoie a criação de centros de prestação de serviços e de comercialização, distribuição e armazenagem de materiais recicláveis; incentive a criação de cooperativas populares e indústrias voltadas para reciclagem de materiais provenientes de entulhos da construção civil; promover campanhas de educação ambiental para divulgação e valorização de materiais recicláveis e seus benefícios e incentive o desenvolvimento de projetos de utilização de materiais recicláveis.