Projeto prevê assistência ao bebê com deficiência

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2008 16h30, última modificação 22/06/2021 07h37

Parturientes com filhos recém-nascidos que apresentem qualquer tipo de deficiência ou patologia crônica que implique em tratamento continuado e seja constatada durante o período de internação para o parto poderão ter atendimento especial. A proposta consta em projeto em apreciação na Câmara de Curitiba.
A proposta é que os hospitais e maternidades prestem informações por escrito às mães ou a que a represente sobre os cuidados com o recém-nascido por causa da deficiência ou doença. Além disso, é previsto o fornecimento de listagem das instituições públicas e privadas especializadas no atendimento da deficiência ou patologia específica. O mesmo procedimento deve ser adotado, se o projeto for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, pelos pediatras que constatarem algum problema nas crianças por eles atendidas.
Cuidados especiais
“O direito das mães de receber informações específicas sobre as doenças de seus filhos recém-nascidos ainda na fase de recuperação ou internação hospitalar é inerente à sua nova condição e está inserido nas boas práticas hospitalares”, conforme a justificativa da proposta. O documento lembra que não são raros os casos de crianças nascidas com necessidades especiais ou doenças de natureza crônica, cujas mães, por falta de orientação, não dispensam os cuidados necessários, nem levam os bebês para tratamento em instituições especializadas. O resultado dessa situação quase sempre é o agravamento das condições de saúde das crianças.