Programa deve alertar para esclerose múltipla

por Assessoria Comunicação publicado 10/07/2008 16h30, última modificação 22/06/2021 06h33
A rede municipal de saúde deve criar programa de esclarecimento e conscientização da esclerose múltipla. O projeto, em tramitação na Câmara de Curitiba, prevê a criação da Semana Municipal de Esclarecimento e Conscientização à Esclerose Múltipla. Com a medida pretende-se conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos e organizativos sobre os males provocados pela doença e formas de tratamento.
A semana deve incluir o dia 30 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Esclerose Múltipla. Entre as ações a serem adotadas, constam no projeto a promoção de palestras, conferências, campanhas, outras atividades para esclarecimento dos casos da esclerose múltipla, e a defesa dos direitos humanos.
Tratamento
A idéia é auxiliar os portadores de esclerose múltipla nas suas necessidades básicas, porque os doentes são, em sua maioria, pessoas de baixa renda familiar. O acesso aos tratamentos, pela gravidade da doença, são caros e, por isso, precisam de atendimento humanitário e rápido pelo sistema de saúde municipal. E no tratamento devem ser incluídas ações de saúde para minimizar danos e incapacidades dos doentes; atendimento e acompanhamento em serviços hospitalares e ambulatoriais de neurologia apoiada por especialidades médicas e distribuição de remédios para aliviar ou minimizar surtos.