Novos podcasts da Câmara de Curitiba estreiam no dia 20 de novembro

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 03/10/2023 17h30, última modificação 03/10/2023 17h33
Com o selo CMC Podcasts, a grade de exibição terá 14 programas gravados dentro do novo estúdio da Câmara de Curitiba.
Novos podcasts da Câmara de Curitiba estreiam no dia 20 de novembro

Marcelo Fachinello e Patricia Tressoldi apresentaram CMC Podcasts aos mandatos parlamentares. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Você Me Representa, Inclusão Já, Tribuna Livre, Remediar e Prevenir, Mãos à obra, Entre Quadras e Bibliotecas, Respeito e mais sete programas serão a grade de exibição da plataforma CMC Podcasts. O novo projeto da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para estreitar seu relacionamento com a população foi apresentado, nesta terça-feira (3), pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), e pela diretora de Comunicação Social, Patricia Tressoldi, aos mandatos parlamentares. A estreia será no dia 20 de novembro.

“Com os podcasts, a Câmara de Curitiba amplia seu trabalho de transparência e se aproxima ainda mais da população. Os podcasts são uma ferramenta moderna, muito utilizada por empresas e organizações, para conversar diretamente com as pessoas. Essa iniciativa vai completar nossa comunicação social, que já tem um portal que é referência para os legislativos brasileiros e presença em todas as mídias sociais. Quanto mais transparentes nós somos, mais devemos estar próximos das pessoas, pois essas atividades se complementam”, disse Fachinello.

Grade de programação do CMC Podcasts terá 14 produtos diferentes

À frente da Diretoria de Comunicação Social (DCS), Patricia Tressoldi compartilhou com os mandatos parlamentares a grade de programas, explicando que eles estão divididos em três eixos. Os programas Curitibou e o Você na CMC serão produzidos pela equipe da DCS, sem participação dos vereadores, para tratar, respectivamente, de temas locais e para mostrar às pessoas o funcionamento do Legislativo. Já a Tribuna Livre e o Você Me Representa serão individualizados, produzidos em parceria com os mandatos, para a população ter mais uma interface de contato com os vereadores.

Cada uma das dez comissões permanentes da CMC terá um programa próprio, abordando, em cada temporada, um tema específico, dividido em quatro episódios, dos quais participarão até seis vereadores, especialistas e a equipe própria da Comunicação Social. “Quando você não olha para a audiência de uma maneira focada, você fala sobre tudo, mas não fala com ninguém. A gente quer garantir que as pessoas tenham, no CMC Podcasts, um canal qualificado de diálogo com a  Câmara de Vereadores”, destacou Patricia Tressoldi.

A estreia, no dia 20 de novembro, é com os quatro capítulos do programa Pode Ou Não Pode?, que vai discutir o controle de legalidade feito pela Comissão de Constituição e Justiça. Para essa primeira temporada, o tema escolhido faz parte do imaginário popular de Curitiba, que é a regra municipal que só autoriza a venda de cachorro-quente no comércio ambulante da capital do Paraná, das 19h às 6h da manhã. A ideia é discutir o decreto 990/2004, que impõe essa restrição, e os projetos de lei na CMC que querem flexibilizar a regra.