Novo programa pode reduzir fila em creches

por Assessoria Comunicação publicado 20/07/2009 15h55, última modificação 24/06/2021 10h59
“Na creche, a criança pode entrar no mundo da cultura e ampliar seu repertório de experiências. As mais carentes têm, ainda, chances de ver alterado seu destino, até então marcado pela exclusão." O alerta é do vereador Tico Kuzma (PSB), que reconhece a importância  da creche para a educação das crianças e incorporação de seus pais no mercado de trabalho. O parlamentar é autor de projeto que cria o ProCreche (Programa Criança na Creche). A ideia é oferecer bolsas de estudo integrais e parciais a crianças de 0 a 5 anos em instituições privadas de educação infantil. “O objetivo é garantir mais vagas para as crianças, diminuindo o déficit em creches municipais”, enfatiza.
O programa, segundo Kuzma, foi inspirado no ProUni, do governo federal, que oferece bolsas de estudo para estudantes das universidades particulares. No caso do ProCreche, a meta de expansão de atendimento educacional prevê a abertura de 9.365 vagas até 2011 por meio de parceria entre a prefeitura e as instituições interessadas. Hoje, de acordo com o vereador, a prefeitura tem déficit de 9 mil vagas nas creches, apesar de registrar, entre 2005 e 2008, na primeira gestão do prefeito Beto Richa, o maior avanço na educação infantil da história da cidade. “Nós somos os instrumentos para que essas ações  aconteçam, pois fazemos as leis. Mas, quem vai nos subsidiar nessa tarefa são as instituições”, justifica, lembrando que a adesão ao programa garantirá às instituições de ensino isenção de alguns tributos e ampliação do número de alunos, aumentando o faturamento.
O ProCreche irá atender preferencialmente crianças que aguardam na fila por vagas na rede municipal, que poderão fazer parte do projeto até quando houver falta nos Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs. Caberá à Secretaria Municipal de Educação a responsabilidade pela implantação, gerenciamento e definição do valor máximo da mensalidade. Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, as crianças interessadas deverão se inscrever no Cadastro da Educação Infantil da Prefeitura. A seleção será baseada, entre outros critérios, na proximidade da instituição com o endereço da criança, facilitando a locomoção. “As creches educam e oferecem estímulos como música, movimentos, cores e brincadeiras, além da socialização, que consiste na base da educação infantil”, finaliza Kuzma.