Nova comissão da Câmara vai gerir audiências da Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 20/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h15
A legislatura que a Câmara de Curitiba inicia terá uma comissão específica para examinar assuntos relacionados às audiências públicas da Saúde. A prestação de contas feita pela secretaria municipal sobre sua atuação em diversas áreas e na gerência dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que é realizada a cada bimestre, ficará ao encargo direto da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Angelo Batista (PP).
A comissão anterior foi desmembrada exatamente para poder oferecer melhores condições de análise e emissão de pareceres. “Vamos aliar agilidade e qualidade na apreciação das matérias submetidas à nossa comissão, especialmente as que se referirem às audiências públicas, para verificar se a prestação do serviço público corresponde às necessidades da população”, diz o presidente, que terá três novos vereadores para auxiliá-lo, ao lado do veterano Reinhold Stephanes Júnior (PMDB).
Aladim Luciano (PV), Manassés Oliveira (PSB) e Zé Maria (PPS) são os vereadores eleitos para o primeiro mandato na Casa e têm pela frente o desafio desta comissão, encarregada, ainda, de tratar das questões de bem- estar social e meio ambiente, desafios que se agigantam na mesma proporção em que a cidade se desenvolve e aumenta sua população.
Cargos e salários
No ano passado, a última audiência pública tratou da instituição do plano de cargos e salários para a carreira médica, que vai possibilitar uma considerável melhora na qualificação do serviço prestado nas unidades de saúde de Curitiba. O detalhamento da oferta e procura de serviços na rede assistencial própria, contratada e conveniada da Secretaria Municipal da Saúde é outro dos quesitos a serem averiguados bimestralmente.
“A Câmara Municipal tem acompanhado de perto a gestão de prevenção em ações desta área, geralmente mais requisitada pela população”, afirma o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que foi reeleito e pretende manter o mesmo perfil com a nova administração municipal.