Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2008 18h30, última modificação 22/06/2021 08h29
Moradores
Representantes da União Nacional por Moradias Populares e da Associação de Moradores do Campo Comprido acompanharam a sessão plenária da Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (21).

Movimentos
Os movimentos populares e sociais estão prestando atendimento às famílias ocupantes de terreno na Fazendinha e se manifestam contra qualquer forma de especulação imobiliária. Seus representantes vieram à Casa pedir apoio e consideração dos vereadores para a causa. A União Nacional por Moradias Populares é coordenada por Maria das Graças Silva de Souza.

Solidariedade
O vereador Tito Zeglin (PDT), que presidiu a plenária desta terça, prestou solidariedade ao informar sobre a morte do vereador carioca Alberto Salles (PSC), ocorrida no início da tarde, no Rio de Janeiro.

Violência
Zeglin afirmou que a classe parlamentar brasileira está constrangida com o violento ato contra o vereador. Salles sofreu ameaças durante a campanha e, nesta terça-feira, foi alvejado com três tiros na cabeça. Seu motorista também foi atingido com tiros no tórax, mas sobreviveu.

Contrário
A bancada do PT na Casa, composta por quatro vereadores deu voto contrário no segundo turno de votação para o projeto de permuta da Prefeitura com a empresa Invest-Terra.

Sem acordo
A bancada não concordou com a troca da área da antiga sede social da Sociedade Juventus por outras, na região do Tatuquara.

Famílias
As áreas do Tatuquara serão utilizadas para a construção de casas populares. De acordo com o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, que esteve na Câmara nesta segunda-feira (20), "no local serão assentadas 134 famílias que hoje vivem na zona de risco da Vila Unidos do Umbará."

Informação
A existência de um projeto para implantação de Armazém da Família na Vila Guaíra foi questionada pela vereadora Julieta Reis (DEM) por meio de pedido de informação. No documento, que segue para o Executivo, indaga também a respeito da data de início e entrega da obra à comunidade.

Presenças
Entre as pessoas que acompanharam a votação nesta terça estavam Luiz Herlain, militante da Central de Movimentos Populares e conselheiro estadual das Cidades no Paraná; Maria da Graça de Souza, coordenadora da União Nacional por Moradia Popular; Gustavo Pires e Carlos Lima, do Partido Verde.