Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/08/2008 15h25, última modificação 22/06/2021 07h08
Prazo
Foi encerrado o prazo para adoção de emendas à mensagem de crédito que vai possibilitar a construção de um novo terminal do transporte coletivo em Curitiba, no bairro Capão da Imbuia. Passada esta fase, o projeto da administração municipal será enviado ao plenário para votação.

Segundo turno
Na sessão plenária desta segunda-feira (18), foi confirmada a aprovação, em segundo turno, da liberação de crédito de quase R$ 2 milhões para pavimentar novas ruas e ampliar espaços de saúde.

Veto
O plenário da Casa manteve veto ao projeto que autorizaria parcelamento de multas nas infrações de trânsito em Curitiba.

Direitos humanos
Ações que contribuíram para a garantia dos direitos humanos serão reconhecidas pela Casa. Projeto Pablo Neruda de Direitos Humanos, que a cada dois anos efetiva homenagens a pessoas ou entidades que se destacaram nesta luta, foi aprovado em primeiro turno, nesta segunda.

Entidades
O Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDEHA) será uma das entidades indicadas ao prêmio. Ainda aparecem a ABRACCE – Associação Brasileira de Assistência ao Cidadão com Câncer e ao Especial Carente, a Casa Latino-Americana e o desembargador Luís Renato Pedroso, entre outros.

Manifesto
Os vereadores Mestre Déa e Manassés Oliveira, ambos sem partido, que decidiram retirar suas candidaturas às próximas eleições, distribuíram manifesto explicando ação levada ao Ministério Público e Polícia Federal sobre desrespeito na coligação partidária.

Trabalhadores
Dados fornecidos no plenário do Legislativo garantem o registro de mais de 14 mil trabalhadores na área de segurança privada em todo o Paraná. A Câmara de Curitiba busca estabelecer novas normas à atividade, assegurando direitos e deveres às empresas e clientes. Presidentes de sindicatos patronais e de empregados acompanharam votação de projeto, aprovado em primeiro turno nesta segunda-feira.

Reconhecimento
O vereador Mestre Déa agradeceu homenagem prestada a seu pai, José Vergílio Déa, que deverá ceder o nome e sua história em prol do desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba para um logradouro público na capital.

Contribuição
José Vergílio Déa foi superintendente da Delegacia de Furtos e Roubos antes de passar por outras unidades policiais, onde sempre pautou sua conduta profissional na defesa da segurança pública.

Presenças
O deputado estadual e ex-vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) acompanhou a sessão plenária desta segunda. Também estavam presentes Simião Oliveira, do conselho representativo dos vigilantes, e o secretário de política sindical da categoria, Carlos Henrique Machado, além do jornalista Carlos Pedroso, que já integrou veículos de comunicação de Curitiba e hoje atua na prefeitura de Maringá.

Ações
Foram feitas em plenário críticas à desvalorização e desmotivação locais em relação às ações nacionais pela conscientização eleitoral defendidas pela Justiça Federal e por entidades como a OAB e CNBB.

Segurança
Proposta suprapartidária abordada na Câmara defende alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, voltando mais ações para a segurança pública na capital. Para tanto, deve ser alterada a Lei Orgânica do Município.

Terra
A Câmara de Curitiba deu destaque, em sessão plenária, aos pequenos agricultores paranaenses, que sustentam grandes cidades. Representantes da categoria no Estado e em Santa Catarina se reuniram no município de Querência do Norte neste final de semana, na 23ª Romaria da Terra do Paraná. Foi ressaltada a impunidade no campo e luta pela reforma agrária.

Falecimento
O vereador André Passos (PT) lamentou o falecimento do educador, jornalista e militante partidário Carlos Alberto Recacho, neste final de semana. O parlamentar destacou o trabalho de Recacho e o envolvimento com os trabalhadores, informando que “foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Paraná.” Passos disse, ainda, que o colega defendia a “democracia, liberdade e políticas públicas voltadas aos trabalhadores.”