Neurologista é cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2008 17h50, última modificação 21/06/2021 11h19
O médico neurologista Hélio Afonso Ghizoni Teive é o mais novo cidadão honorário de Curitiba. A honraria, entregue nesta quarta-feira (18), no plenário do Palácio Rio Branco, atendeu proposta do vereador Aladim Luciano (PV). A cerimônia foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Tito Zeglin (PDT). Aladim Luciano ressaltou, em seu discurso de saudação, que a homenagem é a mais alta que as câmaras municipais outorgam e que “Teive é merecedor, pois tem trabalhado com dedicação, abnegação e o mais elevado grau ético, desenvolvendo, inclusive, importante trabalho social para a comunidade".
Atuação
O parlamentar destacou o currículo invejável do médico, que é natural de Florianópolis (SC) e veio para Curitiba há 25 anos para fazer residência médica no Hospital de Clínicas. “Quero dizer que falar dessa figura fantástica é tarefa fácil. Teive sempre desenvolveu seu trabalho para proporcionar boa qualidade de vida aos cidadãos”, argumentou. Finalizando, disse que a homenagem é imbuída de sentimento de gratidão muito forte.
O neurologista é doutor em medicina interna (clínica médica), professor adjunto, preceptor da residência de neurologia e coordenador do setor de Distúrbios do Movimento e da Comissão de Residência Médica do Hospital de Clínicas. É, também, membro da Academia Americana de Neurologia, da Sociedade de Distúrbios do Movimento, da Academia Brasileira de Neurologia e ex-presidente da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas, além de ser autor de sete livros sobre Mal de Parkinson e condutas em emergências neurológicas. Tem diversos trabalhos publicados em revistas médicas.
Emoção
Teive disse que o recebimento da honraria muito o emociona e estimula sua atividade profissional e manifestou sua gratidão aos parlamentares da Câmara e à população curitibana.
Prestigiaram o evento Vanessa Bond de Andrade, da Fundação de Ação Social (FAS), o líder do PP na Câmara, vereador Angelo Batista, entre outras autoridades.