Muros da cidade viram obras de arte

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 13h58

O professor Clodualdo Pinheiro Júnior, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, ocupou a tribuna livre da Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (05), para falar do projeto Inserções Artísticas nos Muros de Curitiba, que combate as pichações na cidade e proporciona melhorias urbanísticas com a participação de alunos do curso, através de parcerias com empresas privadas e órgãos municipais.
Segundo o professor, o projeto, que teve início no ano passado, desenvolve o talento dos alunos, que usam formas e cores variadas, com temas diversos, além de promover uma união destes com a comunidade, que sente a diferença e a beleza em vários muros pintados nos mais diversos pontos da cidade. O sucesso do projeto é tanto que muitos turistas têm elogiado a iniciativa. Alguns muros pintados serviram, inclusive, de inspiração para cartões de Natal e postais. Para Pinheiro Júnior, cada pintura tem um objetivo diferente, uma proposta nova e isso beneficia o desenvolvimento do talento e entendimento dos alunos.
“As escolas municipais e estaduais também poderiam envolver-se no projeto, com a participação de alunos de várias séries e idades, o que seria muito importante no seu desenvolvimento artístico”, completou o professor. Para o vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito na Casa, a seriedade do projeto e o engajamento da Prefeitura é muito importante. A melhora no visual da cidade como um todo, na opinião do parlamentar, já pode ser sentido. Para o vereador Pedro Paulo (PT), líder das oposições, a iniciativa deixa a cidade mais colorida e alegre e provoca uma reflexão a partir da arte. Diversos outros vereadores fizeram uso da palavra para elogiar o projeto.
A autora do convite para a exposição foi a vereadora Julieta Reis (PFL), que lembrou de como a Câmara Municipal já discutiu a questão das pichações que enfeiam a cidade. Agora, os muros deixam se ser feios e sujos para se transformar em obras de arte.