Marcha para Jesus, CPI dos Radares e mais notas de 18 de maio

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 18/05/2022 14h55, última modificação 18/05/2022 16h18
Debates, registros, visitas, pedidos de informações, proposições lidas no pequeno expediente e outros conteúdos da sessão plenária.
Marcha para Jesus, CPI dos Radares e mais notas de 18 de maio

Notas da sessão plenária do dia 18 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Marcha para Jesus I
Ezequias Barros (PMB) e Jornalista Márcio Barros (PSD) destacaram o início das celebrações da Semana Cultural em Curitiba, que continuam até sexta, antecedendo a realização da Marcha para Jesus na cidade. Para este, o evento é “muito bacana” por não “ter que desmerecer crianças, sem sexualização e sem desmerecimento da fé dos outros”. Segundo Márcio, além dele e de Ezequias, Osias Moraes (Republicanos) e Tânia Guerreiro (União) compareceram ontem na abertura da Semana Cultural.

Marcha para Jesus II
Destacando que onze parlamentares direcionaram emendas para a Semana Cultural, Ezequias Barros defendeu que o evento “não é contra nenhuma coisa, é para louvarmos a Deus e a Cristo e dizer que Curitiba é do senhor Jesus”. Ele festejou a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, no evento, neste sábado. Ezequias afirmou que o tema do evento neste ano é “Orando pela família” e que rezam pelos governantes. “Entendemos que sem Deus é impossível fazer um bom governo”.

CPI dos Radares
Insistindo contra o aumento do número de radares em Curitiba, a vereadora Flávia Francischini (União) sugeriu em plenário que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para abordar a questão. “Eles continuam sendo colocados na cidade e há pessoas recebendo multas diariamente, que deixam de comprar alimentos para pagar essas multas. Não é possível que vocês não parem para pensar em como isto está errado”, desabafou a parlamentar. Não há proposição para coleta das 13 assinaturas necessárias registrada no SPL.

Assinatura de contrato
Um convite do governador do Paraná, Ratinho Júnior, aos vereadores da capital, foi trazido à CMC por Gilson Santos, presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Trata-se da cerimônia de assinatura do contrato para iluminação do Contorno Sul, que vai do CIC ao bairro de Santa Felicidade. “É um dos trechos mais movimentados da cidade, por onde passam diariamente cerca de 60 mil veículos, que não tem iluminação. A pedido do governador, desenvolvemos um projeto para iluminação em LED, com barras de New Jersey, que vai trazer mais segurança”, explicou Santos. A atividade é amanhã, às 16h.

Pisca-pisca
A vereadora Flávia Francischini reclamou em plenário que a substituição da iluminação pública da cidade para um modelo com lâmpadas tipo LED pode ter fracassado. “É um problema crescente, pois temos lugares em que ficam piscando, parece Natal. A mudança teve um custo elevado e deve ser objeto de fiscalização, pois recebo reclamações do Santa Cândida ao Campo Comprido, desses postes piscando que põem em risco veículos e pedestres”, disse a parlamentar.

Dilema na UPA
A vereadora Noemia Rocha (MDB), presidente da Comissão de Saúde, voltou a tratar em plenário do impasse envolvendo o pagamento de médicos da UPA CIC pela organização social INCS. Hoje, ela disse que há no Executivo a disposição de romper o contrato com a terceirizada, passando a gestão da unidade à Feaes. Noemia questionou a decisão. Já Professora Josete (PT) defendeu a realização de concurso público para a Saúde, a fim de evitar situações de precarização dos direitos dos profissionais da área.

Atendimento a idosos*
A vereadora Carol Dartora (PT) solicita informações à Secretaria Municipal da Saúde sobre o atendimento a idosos na Unidade de Saúde Iracema, localizada no bairro Capão da Imbuia. A solicitação visa conferir se a US está cumprindo a legislação sobre o atendimento preferencial às pessoas com 60 anos de idade ou mais (062.00340.2022).

Conselho Tutelar*
Pedido de informações sobre o cumprimento de resolução 139/2011 do Conanda, que delimita o número de Conselhos Tutelares para cada grupo de 100 mil habitantes, é o tema de solicitação da vereadora Amália Tortato (Novo) à Prefeitura de Curitiba (062.00341.2022).

Infância e revitalização*
O vereador Professor Euler (MDB) protocolou dois requerimentos que fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar indaga sobre o prazo de conclusão dos estudos do Plano Municipal da Primeira Infância (062.00342.2022); e sobre a revitalização da rua Júlia Domingos Bortolotto, no bairro Abranches (062.00344.2022).

Licença-prêmio*
Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca do pagamento de licença-prêmio aos servidores em atividade no município (062.00343.2022).

Arborização*
Dois requerimentos da vereadora Maria Leticia (PV) fazem questionamentos à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O primeiro solicita informações sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana (062.00345.2022) e o segundo, sobre a autorização de corte de árvore n° 2200326, localizada na rua Sanito Rocha 255, no bairro Cristo Rei (062.00346.2022).  

Psicologia e Serviço Social*
Solicitação de informações sobre o cumprimento da lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços multiprofissionais na rede pública de educação, em específico de psicologia e de serviço social, é o tema do pedido feito pela vereadora Amália Tortato (Novo) à Prefeitura de Curitiba (062.00347.2022).

Nota de pesar*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento da Sra. Anna Maria da Conceição Petsa, falecida na última segunda-feira (16), aos 87 anos (078.00030.2022). Foram lamentadas, em plenário, as mortes de Leonina Alves Monteiro, Lilian Araújo Niemiec e Joana Maria Bernardo. 

Destaques
A ação social da FAS, recolhendo 1.194 pessoas a abrigos na última madrugada, foi elogiada em plenário pelo vereador Oscalino do Povo (PP). Ele também destacou o trabalho do projeto Amigo dos Rios, que retirou seis toneladas de entulho do córrego Bigorrilho. 

 

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva