Livro traz a história de Visconde de Guarapuava

por Assessoria Comunicação publicado 10/12/2007 16h10, última modificação 18/06/2021 09h43
O livro “Visconde de Guarapuava - Personagem na História do Paraná: trajetória de um homem do século XIX”, de Zeloí Aparecida dos Santos, foi lançado na Câmara de Curitiba, na última sexta-feira (07). A noite de autógrafos aconteceu no auditório do Anexo II, por iniciativa do vereador Tico Kuzma (PSB), com a presença do secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone; do orientador da pesquisa, Carlos Roberto Antunes dos Santos; do grupo de chorinho Nosso Tempo, integrantes do Batalhão Visconde de Guarapuava, deputado federal Affonso Camargo, citado na obra, entre outros convidados.
O livro, segundo Zeloí, traz a história do Paraná através de fatos íntimos, privados e públicos de um homem: Antônio de Sá e Camargo, conhecido como Visconde de Guarapuava. A autora explicou que teve a idéia de escrever o livro em 2004, quando diversas comemorações evidenciavam Visconde de Guarapuava como o maior homem da história do Paraná. “A possibilidade de trabalhar a história do Paraná e, ao mesmo tempo, revelar o que este indivíduo realizou de tão significativo para a comunidade, província e Brasil, sendo celebrado mais de 100 anos após sua morte, foi a base para escrever o livro”, contou.
Histórico
Para ela, “estudar história é estudar coisas públicas e íntimas, é estudar em público ou, ao menos, com a colaboração de muitas pessoas. E quando se consegue transformar a história em livro, é preciso agradecer àqueles que colaboraram para o feito de transformar o tempo vivido por determinado personagem em livro”, disse, agradecendo aos presentes e a todos que auxiliaram nas pesquisas.
Kuzma destacou que é um privilégio para a Câmara de Curitiba sediar um evento como este. “A grandiosidade cultural da obra e a relevância histórica para o Paraná e para nossa cidade, escrita por uma paranaense, devem ser aplaudidas e apreciadas por todos”, considerou o parlamentar, parabenizando Zeloí em nome dos 38 vereadores curitibanos. Kuzma informou que boa parte do livro é contada através da história de diversas Câmaras de Vereadores, fazendo o resgate histórico de fatos importantes. “Além disso, a Câmara de Curitiba está localizada na avenida que leva o nome do Visconde de Guarapuava”, concluiu, justificando como mais um dos motivos pelo lançamento do livro.