Lei vai combater a obesidade infantil

por Assessoria Comunicação publicado 27/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h26
Curitiba terá um programa de prevenção e controle da obesidade em crianças e adolescentes. Projeto, de autoria do presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), e do vereador Jônatas Pirkiel (PL), foi aprovado por unanimidade na Casa e a lei já foi sancionada. Segundo os parlamentares, a idéia é “prevenir e controlar a ocorrência de sobrecarga ponderal nesta faixa etária e conscientizar a população sobre as causas da obesidade e suas conseqüências para a saúde”.
O projeto prevê o estímulo e o desenvolvimento de ações educativas e realização de exame biométrico, capaz de diagnosticar o sobrepeso ou indicativos de predisposição à obesidade.
Informações também devem ser repassadas nas escolas municipais a professores, servidores, alunos, pais e responsáveis sobre as ações e serviços prestados pela municipalidade. Além disso, o cardápio das refeições servidas às crianças e adolescentes deve ser elaborado por nutricionista do quadro de servidores municipais, em conjunto com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Tudo isso deve, ainda, contar com incentivo à prática de exercícios físicos adequados à faixa etária e a inclusão, nas aulas, de matérias sobre a importância da alimentação equilibrada, além de atendimento médico nos postos de saúde do município, entidades conveniadas e SUS.
Novas vítimas
De acordo com os vereadores, “atualmente existem mais pessoas obesas do que subnutridas no Brasil. Dados estatísticos apontam que 34 milhões de brasileiros adultos têm excesso de peso. Mais assustador ainda é saber que as crianças são as novas vítimas da obesidade. Enquanto nos anos 80 representavam apenas 3% dos obesos, agora já representam mais de 15%, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria”. “A obesidade é considerada problema de abrangência mundial pela Organização Mundial da Saúde, porque atinge número elevado de pessoas e predispõe o organismo a várias doenças e morte prematura”, analisam.
Para a nutricionista Marídia Scarpari de Castro, do Conselho Regional de Nutricão, que esteve na Câmara quando da aprovação da proposta, com a implantação do programa, uma vez mais Curitiba sairá na frente nas questões de interesse da comunidade, relacionadas à alimentação e nutrição. “A má nutrição, destacando-se atualmente a obesidade, em todos os seus aspectos, continua sendo uma das principais causas de disfunções e doenças no mundo, em especial nos países desenvolvidos, atingindo rapidamente os países em desenvolvimento, como o Brasil”, afirmou.
Com esta proposta, Derosso e Pirkiel pretendem ampliar a promoção, proteção e recuperação da saúde.