Fifa já está selecionando os CTs para a Copa de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2009 15h30, última modificação 28/06/2021 09h16
O vereador Mario Celso Cunha, presidente da Comissão da Copa do Mundo Fifa 2014 da Câmara de Curitiba, informou que nos próximos dias o Comitê Organizador Local, coordenado por Joana Havelange, enviará correspondências a todos os governadores dos 12 Estados escolhidos para sediar a Copa 2014 com uma série de perguntas e solicitação de mapas, fotos e vídeos sobre os possíveis locais de concentração e treinamento das seleções. Esta carta deverá ser enviada pelos governadores para todos os municípios que se habilitarem a receber uma delegação internacional. Os Centros de Treinamentos deverão seguir uma série de exigências já estabelecidas no caderno de encargos. No retorno desta carta ao Comitê Nacional, tudo será enviado para a Fifa e os técnicos avaliarão cada oferta, repassando às seleções que se classificarem para a Copa de 2014. Caberá a cada país, ou seja, a cada seleção, fazer a opção pelos melhores locais.
Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, “cada seleção tem que ficar 15 dias em preparação, conforme o estatuto da Fifa. Para se ter uma idéia, cerca de 900 jornalistas acompanham os treinamentos e isto exige uma boa estrutura”. Os três primeiros jogos na abertura do mundial têm que estar definidos seis meses antes do início da competição. Cinco dias antes da Copa, a seleção tem que estar na região do jogo e 24 horas antes, a delegação tem que estar na cidade da partida.
O ministro do Turismo, Luiz Barreto, ressaltou que esta será a primeira Copa do Mundo no continente sul-americano. Ele falou que “na Copa da França foram mais de 90 milhões de turistas, a maioria de países vizinhos europeus e, na Copa do México, foram mais de 20 milhões de turistas americanos. Foram estimulados pela vizinhança entre os países. Agora, no Brasil, a esperança é que os países deste continente venham em massa para cá. Já identificamos 65 destinos indutores para o turismo, envolvendo Estados e municípios.”.
O vereador Mario Celso também informou que, em janeiro de 2010, a Fifa vai enviar um caderno da marketing, pontuando tudo que pode e o que não pode por parte das cidades-sedes. A cidade não poderá, por exemplo, ter um slogan próprio, só uma marca. Os patrocinadores e parceiros terão que passar por avaliação da Fifa, decoração das cidades, eventos e uso de material esportivo, além de uma designação oficial, que será: “Fifa World Cup e o nome a cidade sede”.