Ferroviários recebem homenagem na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 01/02/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h45

Curitiba vai ganhar mais um ponto turístico. Já está em vigor a lei que autoriza o Poder Executivo a erigir o Portal dos Ferroviários. O projeto de lei é de autoria do vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Jair Cézar (PTB) e foi sancionado no mês passado. A proposta, aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal prevê que a obra deverá ser elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e objetiva homenagear os trabalhadores do segmento, bem como a família ferroviária, "verdadeira desbravadora do nosso País", justifica o parlamentar. "Queremos fazer concurso para selecionar o artista local que executará a obra", explicou Cézar.
Segundo a vereadora Julieta Reis (PFL), o Paraná era, antes da década de 50, interligado com Santa Catarina, pela Rede Viação Paraná - Santa Catarina (RVPSC), e São Paulo, por via da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que, alguns anos mais tarde, foram estatizadas, como outras empresas do setor em todo o País, e passaram a integrar a Rede. "Esse memorial vai registrar o histórico do trajeto do desenvolvimento", disse a parlamentar.
O documento determina que o local onde será construído o portal-memorial vai ser designado pelo Departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração, na região da Vila Oficinas, no Cajuru.