Evasão escolar preocupa Custódio

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2007 14h45, última modificação 15/06/2021 09h54

Para conscientizar a sociedade, principalmente os jovens, das conseqüências do abandono do ensino formal, o vereador Custódio da Silva (PAN) apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto que institui a Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar. Conforme a proposta, deverá ser realizada anualmente, na segunda semana no mês de setembro, e passará a integrar o calendário de eventos da cidade.
O objetivo, informa Custódio, é garantir a permanência de crianças e adolescentes na escola, conscientizar educadores e famílias quanto à importância da educação formal e criar espaço para debate e reflexão que definam metas e caminhos para que os jovens atinjam seus objetivos profissionais. “Proveremos, assim, a formação de cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades e de seus direitos”, diz.
As atividades a serem realizadas no período compreenderão a apresentação de vídeos, palestras, dinâmicas de grupo, além de ações de voluntariado. “No Brasil, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura, a reprovação e o abandono da escola atinge 27% dos alunos. Na Região Sul do País, o índice de abandono fica em torno de 7% no ensino fundamental e 15%, no ensino médio. Já a reprovação é de 15% no ensino fundamental e 12%, no ensino médio. “Esses índices são resultado de fatores como a incapacidade das escolas em fazer o aluno progredir adequadamente ou ainda falta de estratégias para que permaneça no sistema”, opina o vereador
Custódio argumenta, ainda, que, no combate ao problema, é necessário um trabalho de conscientização da comunidade, para que se possa diminuir o número de alunos evadidos e se incremente a volta à escola. “A permanência do jovem na escola reflete diretamente na sua realização pessoal, profissional e no desenvolvimento do município”, conclui.
Calendário oficial
O documento prevê que a semana passe a constar do calendário oficial de eventos da cidade e que entidades privadas possam participar.