Esclerose múltipla é tema de análise

por Assessoria Comunicação publicado 26/08/2008 15h55, última modificação 22/06/2021 07h16
Projeto que prevê a criação de programa de esclarecimento e conscientização sobre a esclerose múltipla na rede municipal de saúde está em apreciação na Câmara de Curitiba. Pela proposta, se aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, na semana de 30 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, a população deve ser orientada sobre a doença.
Para auxiliar os portadores da esclerose múltipla nas suas necessidades básicas, já que a maioria é de família de baixa renda, a idéia é promover palestras, conferências, campanhas e outras atividades. O acesso aos tratamentos são caros e, por isso, necessitam de atendimento humanitário e, principalmente, rápido por parte do sistema público de saúde.
Parcerias
Alternativa para prestação de atendimento, realização de exames, orientações para esclarecimentos dos casos da doença seria a parceria da Prefeitura com a iniciativa privada que viabilize a confecção de cartilhas e materiais voltados a informar a população. O Executivo ainda fica autorizado, pelo projeto, a criar pólos de referência, treinamento e atendimento especializados aos portadores da esclerose múltipla.
Outra proposta é conceder incentivos fiscais ou de outra natureza, em lei própria, às pessoas físicas ou jurídicas que contribuam para entidades sem fins lucrativos que realizem pesquisas e tratamentos aos portadores da doença.