Em sessão extraordinária, CMC e Secretaria da Saúde debatem pandemia

por Fernanda Foggiato — publicado 31/03/2021 14h45, última modificação 31/03/2021 14h50
Plenário vota, nesta quinta, segundo turno da prorrogação de contratos de PSS da enfermagem.
Em sessão extraordinária, CMC e Secretaria da Saúde debatem pandemia

Legislativo da capital tem, nesta quinta-feira, a partir das 9 h, nova sessão extraordinária. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá, na sessão extraordinária desta quinta-feira (1º), a participação do diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o médico Alcides Augusto Souto de Oliveira. Ele apresentará aos vereadores um panorama da situação epidemiológica na capital. Ou seja, os números e tendências da pandemia da Covid-19.

O convite foi realizado pela Mesa Diretora da Casa, com a mediação do líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB). Desde o começo de março, com a adoção de medidas mais restritivas em função dos indicadores de alerta à pandemia, parlamentares têm solicitado o debate com representantes do Executivo. Com o decreto que instituiu a bandeira vermelha, as cobranças se intensificaram.

A sessão extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), para que o plenário confirme a mensagem que autoriza a prorrogação de contratos emergenciais de enfermeiros e de técnicos de enfermagem (005.00101.2021). Os profissionais auxiliam as equipes da SMS na linha de frente da pandemia.

É importante a aprovação amanhã, dia 1º, em segundo turno, para que o prefeito já sancione essa lei”, justificou o vereador, nesta manhã (31), durante a primeira discussão. Esta será a segunda sessão extraordinária em menos de uma semana: na manhã do último sábado (27), a CMC se reuniu para avaliar o regime de urgência à prorrogação dos contratos da saúde.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.