Diretor do Detran recebe título na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 10/08/2006 17h45, última modificação 11/06/2021 06h49
Em concorrida cerimônia na Câmara de Curitiba, na noite desta quarta-feira (9), o coronel David Pancotti foi homenageado como o mais novo cidadão honorário da cidade, numa iniciativa do vereador e líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB). Pancotti é o atual diretor do Detran-PR, onde vem realizando excelente trabalho, a exemplo do que já aconteceu na Polícia Militar, que comandou até janeiro deste ano.
Diversas autoridades das áreas da segurança pública e viária do Estado compareceram ao plenário do Palácio Rio Branco para cumprimentar Pancotti. Ao lado do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), formaram a mesa representantes dos governos do Estado e município e o atual comandante da PM, coronel Nemésio Xavier de França Filho.
Os vereadores Paulo Salamuni, Elias Vidal (PDT), Felipe Braga Côrtes, Jairo Marcelino (PDT), José Roberto Sandoval e Aladim Luciano (PV) prestigiaram a solenidade.
Mérito
Mario Celso destacou a importância de Pancotti para o serviço público, que sempre valorizou, cumprindo com seriedade e transparência suas missões. O líder do prefeito lembrou que, “quando Pancotti esteve no comando da PM, fez a reforma do Hospital Militar, criou o novo Fundo da Saúde da PM, fez a lei de indenizações por morte e invalidez, abriu vagas para mulheres no Corpo de Bombeiros, criou o Batalhão Ambiental (a Força Verde) e o Fundo Rotativo da PM e ainda editou os projetos Povo e Narcodenúncia, além de construir o novo Colégio da PM e novas salas para a Academia do Guatupê.
O vereador ressaltou que tudo foi feito de acordo com orientações do governo do Estado e do secretário de Segurança Luis Fernando Delazari. “Esses avanços aconteceram porque Pancotti colocou o coração para pulsar no ritmo das conquistas, unindo tropa e direção a uma causa única, que é o respeito à sociedade”, enfatizou em seu discurso.
Carreira de glórias
Natural de Campinas, Pancotti formou-se em advocacia pela PUC-PR, ingressando no curso de formação de Oficiais da PM em 75. Sempre promovido por merecimento, chegou ao posto de capitão em 87; major, em 93, e coronel, em 2002. Atuou na PM pela Companhia de Choque, 12º Batalhão, Academia Policial Militar do Guatupê, Policiamento do Interior, Casa Civil, 17º Batalhão, 13º, foi chefe da 5ª Secção, da Comunicação Social, sub-chefe do Estado Maior e comandante geral.
Contabilizou inúmeras condecorações e por todas as unidades que passou conquistou amizade e respeito, sendo a concessão deste título um “mérito justo e oportuno”, confirmou o autor da proposta Mario Celso.
Roteiro de Vida
O nascimento humilde, na cidade de Tamboara, favoreceu a formação ética e moral do homenageado, que fez um roteiro de vida para agradecer o título, dividido com a esposa, Louise Manfredini Basseti, filhos e pais, especialmente à mãe, a quem deve seu ingresso na carreira militar. A direção do Detran é o mais recente desafio, encarado com responsabilidade e prestação de serviço, onde continua a pontuar a valorização da vida humana.
A solenidade foi abrilhantada pela Banda da Polícia Militar e pelo coral da Sociedade Thalia.