Diretor da Celepar recebe homenagem

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 17h17

Marcos Vinícius Mazoni, responsável pela reestruturação da informática pública, na direção da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), já é Cidadão Honorário de Curitiba desde sexta-feira (26), quando recebeu o título em sessão solene na Câmara de Vereadores.
A iniciativa do vereador Pedro Paulo Costa (PT) brindou a trajetória brilhante do gaúcho de Porto Alegre, que desde o ano passado acumula responsabilidades, também, na direção do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e na Associação das Empresas Estaduais de Processamento de Dados (ABEP).
A cerimônia de entrega do título, presidida pelo vereador José Aparecido Alves, o Jotapê (PSB) foi prestigiada pelo secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, e vereadores André Passos (PT) e Angelo Batista (PP).
Transparência e economia
Na direção da Celepar, Mazoni, que chegou em Curitiba para sedimentar a história, caracterizou sua gestão pela reestruturação e transparência administrativa, consagrada pelo Portal Gestão do Dinheiro Público. O saldo até aqui, de sua ação diretiva, representa mais de R$ 10 milhões em economia para o governo do Estado, através da utilização do software livre.
Mazoni colocou o Paraná no mapa mundial dos usuários e desenvolvedores de software de código aberto, com a realização da Conferência Internacional de Software Livre, em Curitiba e a Conferência Latino Americana de Software Livre (Latinoware), em Foz do Iguaçu.
Pedro Paulo, ao indicar a cidadania a Mazoni, quis destacar e reconhecer todo esse trabalho importante para a inclusão digital no Estado. Além dos telecentros Paranavegar, em localidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e com risco de exclusão social, Mazoni estendeu o software livre a Ortigueira, Ventania, Ilha do Mel, em acampamentos e assentamentos de sem-terras. Em Curitiba, os telecentros estão na Biblioteca Pública do Paraná, Instituto Paranaense dos Cegos e Ceasa.