Criticada divisão desigual dos lucros do pré-sal

por Assessoria Comunicação publicado 01/09/2009 19h15, última modificação 25/06/2021 09h51
Na Câmara de Curitiba, o vereador Jair Cézar (PSDB) criticou, durante sessão plenária, o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter acatado reivindicações dos governadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, contrários à ideia de distribuir os lucros do pré-sal igualmente entre os Estados brasileiros. Segundo o parlamentar, “trata-se de interesses políticos.”
Jair Cézar condenou a manutenção de  sistema de participação especial aos Estados produtores, garantindo uma parcela maior dos lucros a São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O presidente Lula havia afirmado que os recursos oriundos da exploração do pré-sal seriam destinados à área social, para investimento em educação, saúde e habitação. Outra parte seria para empresas e o restante, para combate à pobreza. “A primeira ideia, quanto à distribuição igualitária dos valores, deve ser mantida”, considerou.
Pré-sal
A camada pré-sal é uma faixa que se estende do Estado do Espírito Santo a Santa Catarina e engloba três bacias sedimentares. O petróleo encontrado nesta área está a mais de 7 mil metros de profundidade, abaixo de uma extensa camada de sal. No novo modelo para a exploração do pré-sal, haverá uma divisão dos royalties do petróleo com todos os Estados do País e não apenas com aqueles onde há a exploração.