Comissão da Câmara vai eleger projeto para a ponte do Tingui

por Marcio Alves da Silva — publicado 25/06/2020 00h11, última modificação 25/06/2020 00h11 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Comissão da Câmara vai eleger projeto para a ponte do Tingui

Competição organizada pela CMC seleciona melhor projeto arquitetônico para novo acesso ao Parque Tingui. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem encontro remoto marcado para a próxima segunda-feira (15), às 15h. Nesta oportunidade, os vereadores membros do colegiado vão decidir qual será o projeto vencedor do concurso “Talento Urbanístico Jovem”, que vai selecionar projeto arquitetônico para uma nova ponte de acesso ao parque Tingui, no bairro Pilarzinho. Os trabalhos serão transmitidos pelo canal da CMC no Youtube.

Promovido pela comissão, o concurso recebeu sete projetos, apresentados por alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os estudantes terão 5 minutos para a apresentação e defesa de suas propostas e a escolha final dos vereadores vai contar com o auxílio técnico dos engenheiros Rui Medeiros, do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), e Mauro Lacerda Santos Filho, da Universidade Federal do Paraná.

A escolha da comissão será feita por maioria simples, em votação secreta, e o projeto selecionado será enviado em forma de sugestão ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC). O vencedor receberá ainda um troféu e todos os participantes ganharão certificados de participação de 30 horas complementares. As ideias foram recebidas pelo Legislativo entre os dias 12 de março e 31 de maio.

A ponte de madeira do parque Tingui foi o primeiro equipamento vistoriado pela comissão especial, em novembro passado. A inspeção teve o apoio do IEP e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR. Na ocasião, os engenheiros observaram que a situação da estrutura era de “regular para ruim”. Foi a partir daí que surgiu a ideia de uma nova proposta arquitetônica para o local. Após as constatações do colegiado, a Prefeitura realizou manutenção na estrutura da ponte.

Mauro Ignácio (DEM), presidente da comissão, destaca que o “Talento Urbanístico Jovem” é uma ação pontual do colegiado - que tem objetivos mais amplos (veja abaixo) - mas corresponde aos anseios da população, “que muitas vezes demanda a presença dos vereadores, não só nas reivindicações, mas também na busca por soluções”.

A parceria com entidades da sociedade organizada e a participação ativa dos estudantes também foi exaltada pelo parlamentar. “Não há dúvida que, em médio prazo, o acesso do Parque Tingui terá uma nova ponte, com estrutura definitiva, e estética que guarde relação com a beleza e história do local”. “O trabalho é importante não só como oportunidade aos estudantes, mas também para melhorias no Parque Tingui, que acaba servindo de ligação ao bairro Santa Felicidade e conta com fluxo grande de veículos, inclusive a Linha Turismo”, completa  Bruno Pessuti (Pode), relator da comissão.

Requisitos básicos
Pelo edital, a ponte deve ter, no mínimo, 16 metros; deve respeitar as vias de automóvel, pedestre e ciclovia; e ter guarda corpo em ambos os lados. O projeto deve observar, obrigatoriamente, a relação urbana e comprometimento com sítio de implantação e sustentabilidade. São quatro os critérios de seleção: apresentação, integração com o entorno, solução funcional e design.

A comissão
Formada por nove vereadores, a Comissão Especial de Pontes e Viadutos foi instalada em novembro de 2019 para vistoriar e avaliar a segurança das pontes e viadutos, estabelecer um catálogo oficial e apresentar à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades. O objetivo é prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção.

Presidido por Mauro Ignácio, o colegiado tem Professor Silberto na vice-presidência (MDB) e Bruno Pessuti (PODE) na relatoria. Também participam, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (Patriota), Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (PP) e Serginho do Posto (DEM).

Denúncias e sugestões
O site da Câmara de Vereadores disponibiliza um canal para o envio de denúncias e sugestões à Comissão Especial. O banner está disponível na capa do site do Legislativo. Além das redes sociais, postando uma foto da ponte ou viaduto mais a hashtag #ponteseviadutoscuritiba, a população pode enviar um e-mail para comissao.ponteseviadutos@cmc.pr.gov.br.