Comissão analisa projetos e atende a comunidade

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2007 17h40, última modificação 15/06/2021 10h16
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (20), duas reivindicações da comunidade. Durante reunião à tarde, o presidente da comissão, vereador Paulo Frote (PSDB), atendeu o representante da Associação Comunitária Vila Real, Erni B. Stein, que está cobrando a ampliação da Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, no bairro Órleans. Outro pedido vem do Xaxim. A chuva forte da semana passada inundou a Creche Dona Nenê, que atende 75 crianças. Agora, é pedida a colaboração da Prefeitura para recuperar os danos sofridos, especialmente do material didático. A solicitação foi apresentada pelo vereador Pedro Paulo (PT), integrante da Comissão de Educação.
Além disso, os integrantes da comissão analisaram 20 projetos para denominação de rua, que agora seguirão para apreciação em plenário; 22 projetos com indicações para o Prêmio Ecologia e Ambientalismo e proposta do vereador Elias Vidal (PDT), que prevê desconto de 50% em todos os pontos turísticos, lazer e projetos culturais para doadores de sangue. O documento determina, ainda, a isenção de pagamento de taxas para inscrição em concursos públicos. “A idéia é incentivar a doação voluntária de sangue”, argumenta o autor da iniciativa. A matéria segue para análise da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente.
O Prêmio Ecologia e Ambientalismo é entregue anualmente a pessoas e entidades não governamentais curitibanas que tenham se destacado em ações pela natureza, meio ambiente e interesses ecológicos. A homenagem é prestada, conforme lei sancionada em 2003, preferencialmente em 5 de junho, data em que se comemora o Dia da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Fila
Segundo Stein, “hoje 35 crianças aguardam vagas para ingressar na escola”. Diante deste quadro, Frote adiantou que a comissão encaminhará ofício à Secretaria Municipal da Educação, cobrando as obras de ampliação da escola. “A construção de salas de aula e quadra coberta consta do Orçamento para este ano. Vamos, portanto, questionar se o cronograma de obras contempla a unidade e as crianças poderão estudar já no início do ano letivo de 2008”, avaliou.
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Curitiba é formada pelos vereadores Paulo Frote, Pedro Paulo, Nely Almeida (PSDB), Mestre Déa (PP) e Zé Maria (PPS).