Campeão mundial é Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h05

A Câmara Municipal realizou sessão solene, na noite desta terça-feira (11), para entregar o título de Vulto Emérito de Curitiba ao campeão mundial de vale tudo, Wanderley Silva, um dos maiores ídolos do esporte no Japão e reconhecido em vários outros países do mundo. Vereadores, familiares, companheiros de academia, convidados e muitos fãs marcaram presença. Nascido em Curitiba, no bairro de Santa Felicidade, Wanderley iniciou no esporte aos 13 anos, na Academia Chute Boxe, e de lá para cá construiu uma carreira brilhante, com muitos títulos, derrotando os maiores astros do vale tudo do mundo, se tornando um ídolo venerado no Japão, onde tem games e vários outros jogos eletrônicos com seu nome, além de bonecos e artigos comercializados nas principais lojas do País.
O autor da homenagem, vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), fez um breve relato da carreira de Wanderlei e de como Curitiba se sente orgulhosa de seu sucesso. Em seguida, foi mostrado um DVD com alguns dos principais momentos de suas lutas, sua vida diária aqui e no Japão, seu treinamento, técnicos e início de carreira, quando enfrentou dificuldades até mesmo para pegar ônibus para se dirigir ao treinamento. Depois de receber o título, o campeão agradeceu e disse que jamais imaginou passar por um momento como este, de ser homenageado pela cidade que ama. Disse que sempre fez questão de frisar que é de Curitiba e que deve tudo aos seus técnicos e a uma série de pessoas que o ajudaram no começo da carreira, ainda hoje ao seu lado.
Aos 26 anos, diz que ainda tem muito a aprender e falou da dureza dos treinamentos diários, afirmando acreditar ser um bom exemplo para as crianças e a juventude. A sessão, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, foi prestigiada pelo presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde; o secretário municipal de Esporte, Juliano Borghetti, além do deputado estadual Nelsinho Dal Santos (PT) e vereadores.