"Camarada Fagundes" é o novo cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h46

Francisco Luiz de França, o “camarada Fagundes” (codinome herdado pela sua militância política durante a ditadura Vargas), é o mais novo Cidadão Honorário de Curitiba. O título, concedido pela Câmara Municipal, foi entregue na noite da última sexta-feira (19), em solenidade cercada de emoção e lembranças históricas.
O ato, presidido por Sabino Picolo (PFL), 2º vice-presidente, foi uma iniciativa do vereador Paulinho Lamarca (PT), em reconhecimento “ao modelo de coragem, compromisso e, acima de tudo, exemplo prestado”, afirmou Lamarca em seu discurso, enaltecendo que França, “aos 82 anos, ainda participa de diversas organizações, entidades e movimentos, como o conselho da Ong Tortura Nunca Mais (filiada ao Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná)”.
O “camarada Fagundes” nasceu em Taipú, Rio Grande do Norte, em 1922. Em 42, ingressou na Funasa, Fundação Nacional da Saúde, depois foi trabalhar na fábrica da Pirelli, onde iniciou sua movimentação política, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro. Hoje, participa dos Conselhos de Saúde e de Segurança da Vila Hauer, bairro onde mora há mais de 40 anos, desde a sua escolha por Curitiba.