Câmara vai homenagear médico Miguel Riella

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h16

A Câmara Municipal aprovou, esta semana, projeto de lei do vereador Paulo Frote (PSDB), que concede título de Cidadão Honorário a Miguel Carlos Riella. A iniciativa, aprovada por unanimidade, faz justiça, afirmou o parlamentar ao ocupar a tribuna, “a quem muito trabalha pelos carentes da cidade”.
O homenageado nasceu em Blumenau (SC), onde iniciou seus estudos, tendo terminado o 3º grau em Curitiba, onde ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez especialização em clínica médica no Mount Sinai Hospital, de New York, e, posteriormente, em nefrologia na Universidade de Washington, também nos Estados Unidos.
Retornou ao Brasil em 1976, iniciando suas atividades no Hospital Evangélico, onde estabeleceu o serviço de nefrologia e nutrição parenteral e enteral. No ano seguinte, deu início ao Programa de Hemodiálise Crônica, realizando, em 1980, o primeiro transplante renal no estabelecimento. Ainda em 80, iniciou o primeiro programa de diálise peritoneal ambulatorial domiciliar do Brasil.
Um ano mais tarde, obteve o título de doutor em nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, estabelecendo, na seqüência, o programa de residência médica em nefrologia, que já formou mais de 60 especialistas.
Em 1984, cria a Fundação Pró-Renal, que cuida, atualmente, de mais de 1000 pacientes com enfermidades renais, além de distribuir medicamentos, vale-transporte e suplementos nutricionais. Recentemente, Riella instituiu o Centro de Pesquisa RDH (Rim, Diabete e Hipertensão).
Cargos
Miguel Carlos Riella é presidente da Sociedade Latino-Americana de Diálise Peritoneal e da Federação Latino-Americana de Nutrição Parenteral e Enteral, Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e membro do Conselho da Sociedade Internacional de Nefrologia. Integra, ainda, a diretoria executiva da Sociedade Internacional de Nefrologia e o Conselho do Committe for the Advancement of Global Nephrology (Congam) da Sociedade Internacional de Nefrologia, entre outros.
Vida acadêmica
O homenageado é professor titular de Clínica Médica da UFPR e da Faculdade Evangélica de Medicina e da pós-graduação da PUC-PR. É diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital Evangélico e idealizador do Laboratório de Isolamento de Ilhotas do Centro de Engenharia e Transplante Celular da PUC. É, também, precursor do serviço de Podologia Clínica na Fundação Pró Renal, iniciativa que revelou-se providencial, pois, com as modernas técnicas de tratamentos proporcionadas pela podologia, a entidade vem reduzindo os casos de amputação de membros inferiores nos pacientes renais diabéticos.
“Com a aprovação do projeto, estamos homenageando quem muito fez pela nossa comunidade”, disse o parlamentar.