Câmara realiza semana de segurança no trabalho

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2007 17h30, última modificação 16/06/2021 07h21
Trabalhadores, lideranças, empresários e autoridades estarão reunidos na semana que vem para discutir a segurança e saúde do trabalho. A 1ª Sempat (Semana Municipal de Curitiba de Segurança e Saúde do Trabalho), que vai analisar temas ligados à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, será realizada a partir desta segunda-feira (16), no auditório do Anexo II da Câmara. O evento, sugerido pelo vereador Custódio da Silva, se estende até sexta-feira (20).
Os trabalhos serão abertos na segunda (16), às 14h, com sessão solene. Às 16h, Sérgio Silveira de Barros, chefe da Segurança e Saúde do Trabalhador da Delegacia Regional do Trabalho, fará palestra sobre “Curitiba do século XXI: inclusão social com segurança e saúde laboral”, com Mey Rose Rink, chefe do Centro Estadual da Fundacentro. Às 17h10, “A saúde do trabalhador curitibano” será tema de Adir de Souza, presidente da Sintespar (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná. Os debates iniciam às 18h10.
Palestras
Na terça-feira (17), os trabalhos iniciam com painel empresarial. Às 14h, o engenheiro de segurança Carlos Alberto Spinicci vai falar da “Gestão de segurança do trabalho na indústria metalúrgica: o caso da Bosch”. Em seguida, às 14h40, Adilson Lombardo, educador especialista em trânsito, vai analisar os “Acidentes de trajeto em Curitiba”. “As boas práticas na prevenção de acidente de trabalho: o caso Volvo” será tema de Dante José Pirath Lago, a partir das 15h20. Os debates serão às 16h. Depois, às 16h40, o engenheiro de segurança Bruno Carusso Bilbao Adad vai comentar sobre “Riscos e proteção de máquinas”. Também o técnico em segurança Stelios Chomatas vai falar da “Prevenção de acidentes em instalações prediais de GLP, às 17h20. O debates serão retomados às 18h.
No painel dos trabalhadores, o presidente da Cipa dos Correios, Luciano Ferreira da Silva, abrirá os trabalhos às 14h de quarta-feira (18), com a análise da “Saúde e segurança dos trabalhadores nos Correios”. Às 14h40, será a vez de Paulo Coelho, presidente da ADLT (Associação de Defesa dos Lesionados do Trabalho), fazer palestra sobre “A doença que os médicos não tratam”. Núncio Mannala, diretor de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, vai falar do “Panorama da saúde do trabalhador metalúrgico da Grande Curitiba”. “Trabalho seguro e saudável no transporte urbano e limpeza pública” será avaliado por João Carlos da Rosa, a partir das 16h40. O psicólogo do trabalho Luciano Nadolny vai falar do “Treinamento eficaz em segurança e saúde”. Às 18h10 tem debates.
Outros temas
A delegada da Polícia Civil Paula Cristiane Brisola, do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde, falará da “Responsabilidade Civil e Criminal. A palestra, às 14h, faz parte do painel dos órgãos públicos. Às 14h40, a promotora de Justiça Elaine Sanches vai falar das “Ações de reparação e danos morais”. “O Sistema Único de Saúde e a saúde do trabalhador” será tema de Luis Antônio B. Teixeira, chefe da saúde do trabalho, da Secretaria Municipal da Saúde, a partir das 15h20. A seguir, às 16h, os debates. Os trabalhos serão retomados às 17h, com palestra de Fernanda Matzenbacher, auditora fiscal do trabalho da DRT, que vai falar da “Discriminação no trabalho – assédio moral”. Depois, às 17h20, Simplício Carlos Barbosa, do INSS, comentará a “Perícia médica e nexo técnico epidemiológico. Os debates iniciam às 18h10.
No último dia do encontro, Sônia Alice F. Maia, da Secretaria da Justiça, e o 1º tenente Salton G. Perovano, da Polícia Militar, vão analisar as “Ações públicas para prevenção do uso de drogas. Às 15h, Paula Johns vai falar do “Tabaco e sua relação no mundo do trabalho”, e “Alimentação na prevenção e saúde do trabalhador” será tema da palestra de José Ailton Martins. Às 16h20, Cleyton Agostinho Auwerter, do Sistema Penitenciário Estadual, vai falar da “Síndrome de Burnout Estresse e depressão laboral na área prisional”. Às 17h, os professores Clodoaldo Turbay Braga e Rosélis Augusta Presznhuk, da Uniandrade, falarão da “Segurança e saúde em hospitais e clínicas”. Os debates iniciam mais cedo, às 17h50, e a cerimônia de encerramento está marcada para as 18h15, com a leitura da Carta de Curitiba, que depois será apresentada aos governos estadual, municipal e federal.