Câmara já pode votar Cidadania ao "príncipe Bertrand"

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/11/2025 09h00, última modificação 14/11/2025 14h24
Projeto de decreto legislativo foi acatado pela Comissão de Educação, em reunião extraordinária nesta quinta-feira (13).
Câmara já pode votar Cidadania ao "príncipe Bertrand"

Este colegiado é responsável por analisar propostas relacionadas à educação, turismo, patrimônio cultural, esportes, lazer e homenagens cívicas em Curitiba. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (13), realizada de forma remota, a Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer acatou o projeto de decreto legislativo que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao "príncipe Bertrand de Orleans-Bragança" (115.00022.2025). Natural de Mandelieu-la-Napoule, França, ele será homenageado por Eder Borges (PL), autor da proposição.

No projeto, o vereador destaca a biografia do "príncipe", que veio para o Brasil em 1945 e é formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Desde 2002, Dom Bertrand está à frente da Casa Imperial do Brasil, posto que assumiu após o falecimento de seu irmão, Dom Luiz de Orleans e Bragança. Segundo Borges, ele é “a principal liderança e porta-voz do movimento em favor da restauração da monarquia no país” e também “reconhecido por seu posicionamento como conservador tradicionalista, anticomunista e defensor dos valores cristãos na vida pública”.

O parecer favorável ao título foi elaborado por Guilherme Kilter (Novo). No voto, o relator considerou que Bertrand já foi homenageado pela Academia de Cultura de Curitiba e “tem histórico de participação frequente em eventos na cidade, como encontros monárquicos e presença na inauguração da Ala Princesa Isabel da Santa Casa de Misericórdia”. “Sua personalidade é de relevância para o município, ao passo que contribui para a preservação e promoção de valores culturais, morais e cristãos, sendo reputado merecido reconhecimento pela Câmara Municipal”, concluiu.

Com a aprovação do projeto de decreto legislativo, o texto encerrou seu trâmite pelos colegiados permanentes da Casa e já pode ser inserido na Ordem do Dia.

O que faz a Comissão de Educação?

Este colegiado é responsável por analisar propostas relacionadas à educação, turismo, patrimônio cultural, esportes, lazer e homenagens cívicas em Curitiba. Ele é formado por cinco vereadores: Guilherme Kilter, presidente; Renan Ceschin (Pode), vice-presidente; Bruno Secco (PMB), Meri Martins (Republicanos) e Professora Angela (PSOL). As agendas acontecem às segundas-feiras, às 15h, na Sala das Comissões, de forma quinzenal.