Câmara homenageia 80 anos de escotismo

por Assessoria Comunicação publicado 27/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h52

Atendendo proposta do vereador Paulo Salamuni (PMDB), a Câmara de Curitiba vai realizar sessão solene para homenagear os 80 anos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). A cerimônia será realizada no próximo dia 4, às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
Segundo o parlamentar, a entidade foi fundada em 4 de novembro de 1924. Sua primeira sede provisória foi no Clube Naval, no Rio de Janeiro. A União iniciou sua vida pela justaposição de federações que praticavam o escotismo por conta própria. Haviam construído seus patrimônios, suas culturas próprias e gozavam de plena independência. No primeiro estatuto houve a preocupação em preservar a autonomia de que desfrutavam as federações. Foram necessários 26 anos para que, em 1950, se consolidasse a integração do Movimento Escoteiro no Brasil.
Integrantes
“No bojo da imprescindível reforma foram extintas todas as federações, incluindo-se, obviamente, as de Terra, Mar e Ar, e se desfez a tradicional trindade encontrada na natureza e que se refletia no escotismo brasileiro; surgiram as modalidades Básica, Mar e Ar”, explica Salamuni, que também é presidente da entidade e diretor de Relações Institucionais da UEB, região do Paraná.
De acordo com dados do Bureau Mundial do Escotismo, já são mais de 28 milhões de pessoas que passaram pelo movimento. No Brasil, são em torno de 70 mil escoteiros e o Paraná detém 10% deste total divididos em 110 grupos, com cerca de 3.500 membros só em Curitiba.