Aprovada verba para obras públicas

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2008 17h05, última modificação 22/06/2021 07h02
Foi aprovada em primeiro turno pela Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (13), verba adicional para diversos investimentos públicos. Estão incluídas, no valor total de R$ 1,8 milhões, obras de pavimentação em locais ligados a áreas de risco como bacias hidrográficas, que abrangem o Bairro Novo e a Vila Parolin, e construção de novos espaços de saúde, anexos às unidades da Vila São Paulo e Lotiguaçu.
Discussão
Antes de receber os votos favoráveis à aprovação, o projeto foi amplamente debatido pelas bancadas de situação e oposição, que levantou questionamentos sobre a junção de mais de um assunto num mesmo documento e a ampliação do planejamento de obras para outras bacias hidrográficas da cidade.
Pela bancada de situação, ficou esclarecido que o instrumento do crédito adicional atende às necessidades de suplementação orçamentária em diversos casos, que incluem, por exemplo, o remanejamento de recursos. A justificativa atendeu principalmente às situações em que a administração pública municipal teve seus repasses governamentais sustados por falta de entendimento político.
Para os vereadores que formam a bancada, “o orçamento não é uma peça estática. Ao contrário, pode receber alterações que se adaptam às prioridades administrativas.”
Bacias
Conforme justificativa, a “Prefeitura efetuou levantamento de mais de uma década sobre a situação das bacias hidrográficas da cidade, mapeando toda a possível recuperação de rios.” Também foi informado sobre o controle de dragagem e drenagem que está sendo feito nas bacias e citada como exemplo de contenção a Avenida Vicente Machado.