Algaci Túlio: legado permanente na vida pública de Curitiba

por Diogo Dreyer | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/01/2026 11h45, última modificação 13/01/2026 11h46
Câmara de Curitiba se soma às homenagens programadas ao ex-vereador por ocasião da data de seu falecimento. Túlio foi uma das vítimas da pandemia de covid-19.
Algaci Túlio: legado permanente na vida pública de Curitiba

Passados 5 anos do seu falecimento, Algaci Túlio recebe homenagens póstumas em Curitiba nesta semana. (Foto: Arquivo/CMC)

Há cinco anos, no dia 13 de janeiro de 2021, Curitiba se despedia do ex-vereador Algaci Túlio, aos 80 anos, vítima de complicações decorrentes da covid-19. Nesta data, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) relembra sua trajetória pública e o legado deixado ao município e ao Paraná. Com isso, a CMC se soma às homenagens programadas para o ex-vereador, nesta semana, na capital.

Algaci Túlio iniciou a vida pública na CMC em 1983, eleito para seu primeiro mandato como vereador de Curitiba, com a maior votação individual daquele pleito. Décadas depois, retornou ao Legislativo municipal em 2009, após uma carreira política marcada por importantes funções no Executivo e no Legislativo estadual. Foi vice-prefeito de Jaime Lerner (1988–1992) e de Cássio Taniguchi (1997–2000), além de exercer três mandatos como deputado estadual.

À época do falecimento, o então presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), destacou que a morte de Algaci representava “uma perda não só para a Câmara e para o município, mas também para o estado do Paraná”, lembrando a atuação dedicada do ex-vereador e sua disposição permanente em ajudar o próximo.

Colegas de diferentes legislaturas também ressaltaram seu perfil ético e humano. Para o então vereador Tito Zeglin, Algaci foi “um dos vereadores mais sérios que passou pela CMC”, reconhecido pela competência, pela justiça e pelo conteúdo na defesa de projetos. Já a colega de partido, a ex-vereadora Noemia Rocha, recordou o acolhimento recebido quando iniciou seu primeiro mandato, destacando o compromisso de Algaci com o coletivo e com a formação de novas lideranças políticas.

Na Câmara de Curitiba, Algaci Túlio foi autor de 23 leis municipais e apoiou a criação do capítulo sobre a Defesa dos Direitos Humanos na Lei Orgânica do Município. Ao longo da carreira, assumiu a Prefeitura de Curitiba interinamente por 29 vezes. Em âmbito estadual, coordenou o Procon-PR e foi secretário especial de Assuntos da Copa FIFA 2014, nos governos de Roberto Requião e Orlando Pessuti.

Sua trajetória também foi marcada pela defesa de causas sociais e de interesses estratégicos do Paraná. Atuou contra a privatização da Copel, em defesa do Porto de Paranaguá, participou da criação da lei da Central de Transplantes do Paraná e trabalhou pela desativação da Penitenciária do Ahú. Paralelamente à vida política, construiu carreira como radialista e repórter policial e esportivo, mantendo sempre proximidade com a população.

Em 2024, a CMC aprovou, por unanimidade, homenagem póstuma a Algaci Túlio, a partir de iniciativa da ex-vereadora Noemia Rocha, para que seu nome denomine um logradouro público da capital.