Ações pela biodiversidade serão acompanhadas

por Assessoria Comunicação publicado 20/07/2009 18h55, última modificação 24/06/2021 11h01
Representando a Câmara de Curitiba, o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) participou, recentemente, da cerimônia de lançamento do selo de Certificação Life – Lasting Initiative For Earth (Iniciativa Duradoura Pela Terra) - certificação internacional para reconhecer, medir e qualificar ações de empresas em prol da conservação da biodiversidade.
A solenidade aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui e reuniu diversas autoridades do setor público, representantes de empresas e ambientalistas. Entre eles, os ministros Carlos Minc, do Meio Ambiente, e Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão; o vice-prefeito, Luciano Ducci, e o secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto.
A certificação Life tem a chancela da CDB – Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e do governo federal através do Ministério do Meio Ambiente. O lançamento desse selo de certificação em Curitiba é consequência da Conferência COP 8, que ocorreu na capital paranaense em 2006, e coloca a cidade em consonância com a Convenção das Cidades, além de ampliar o conceito de Curitiba como cidade ecológica e preocupada com a biodiversidade.
Biodiversidade
Nos últimos anos, biodiversidade (todos os ecossistemas e as espécies de seres vivos do mundo, abrangendo de sua riqueza genética até a relação entre esses seres) passou a ser um dos termos científicos mais conhecidos e divulgados em todo o mundo. O Brasil possui a maior diversidade biológica do planeta, contando com pelo menos 20% do número total de espécies. Por outro lado, é também dono de realidade nada positiva, ao apresentar um quadro de degradação constante de áreas naturais – por exemplo, só nas regiões sul e sudeste não há mais do que 3% de áreas naturais bem conservadas remanescentes.
A Certificação Life busca ser instrumento tecnicamente avançado para que o setor produtivo possa ter parâmetros de avaliação e reconhecimento de ações voltadas à conservação da biodiversidade, minimizar os impactos negativos para o seu próprio negócio e, ainda, ganhar em responsabilidade corporativa, competitividade e diferenciação de mercado.
Conservação
O ministro Carlos Minc concedeu entrevista coletiva e, ao afirmar que a perda da biodiversidade representa redução de 6% a 7% do Produto Interno Bruto mundial ao ano até 2050, ressaltou a importância da Certificação Life. “Uma estratégia de desenvolvimento que permita melhor conciliação da conservação da biodiversidade e do crescimento econômico precisa reconhecer que pressões excessivas ao patrimônio natural muitas vezes implicam na perda de biodiversidade e, por consequência, no comprometimento dos estoques de recursos naturais e seus serviços ambientais, absolutamente fundamentais para a manutenção da vida e de quaisquer empreendimentos. A busca é por um balanço equilibrado entre a conservação da biodiversidade e a manutenção de processos produtivos. E a iniciativa privada tem papel fundamental para atingir este objetivo. Mas, por outro lado, há situações em que alguns desses serviços são exigidos em excesso, o que pode comprometer a manutenção dos negócios (e de seus processos produtivos) e a conservação da natureza.”
O processo de certificação acontece partindo a iniciativa de cada organização, que, interessada, será submetida à avaliação de empresa  auditora independente (credenciada pelo Instituto Life). Nessa auditoria a empresa informa seu segmento de atuação, status legal ambiental e existência ou não de um portfólio de certificações e de ações voluntárias em favor do meio ambiente.
Impactos
Com base nisso, a auditoria classifica a organização em perfil específico, averigua o atendimento de critérios de identificação dos aspectos e gestão de impactos ambientais, bem como o comprometimento de melhorias contínuas. Em seguida, apresenta o que deve ser realizado para implementação de ações para conservação da biodiversidade. Ao cumprir com as ações propostas, a empresa recebe a Certificação Life.
Entre as ações para conservação da biodiversidade que poderão ser executadas pelas empresas que receberem a Certificação Life estão a implantação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), o apoio à implementação de unidades de conservação públicas (parques e reservas biológicas), ações de combate a espécies invasoras ou de proteção de espécies ameaçadas, entre outras atividades variadas que poderão ser propostas pela própria empresa.