Frente da Retomada Econômica destaca programação do Natal

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 31/10/2022 12h45, última modificação 31/10/2022 16h55
Com novos patrocínios, Natal de Curitiba 2022 terá 130 atrações, diz presidente do IMT.
Frente da Retomada Econômica destaca programação do Natal

Frente Parlamentar de Retomada Econômica promoveu um encontro no qual a presidente do Instituto Municipal de Turismo esclareceu sobre os eventos natalinos de 2022. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na última sexta-feira (28), a Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo da Câmara Municipal de Curitiba promoveu um encontro no qual Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), trouxe informações sobre a programação do natal em Curitiba, a ser realizada no final de 2022. A reunião foi presidida pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), presidente da Frente, que frisou a importância de se entender como se deu o planejamento das ações natalinas por parte da prefeitura e como foi a adesão das empresas e entidades patrocinadoras de atrações. O encontro também teve a participação dos vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Casa; Marcelo Fachinello (PSC), vice-presidente da Frente; e Nori Seto (PP); além do superintendente do IMT, Paulo Cesar Nauiack.

>> Confira toda a reunião:

 

Tatiana agradeceu o apoio da Frente na realização do natal de 2022, primeiro natal pós-pandemia. “Não há mais restrições de saúde. Esta é a 5ª edição do Natal em Curitiba, organizado pela atual comissão do evento, e a escolha da celebração da vida como tema representa bem o espírito que queremos transmitir após esses dois anos de enfrentamento à covid-19”, disse a presidente do IMT. Para ela, o natal de Curitiba já está entre os maiores eventos natalinos de todo o Brasil e, considerando que a maior parte das atrações é de acesso gratuito, a relação custo-benefício se mostrou positiva.

Tatiana revelou que serão aproximadamente 130 atrações natalinas que visam valorizar a identidade curitibana e a sensação de pertencimento dos cidadãos. Tatiana trouxe alguns números relativos ao natal de 2021. São dados divulgados aos possíveis patrocinadores nos estágios de negociação. De acordo com ela, na comemoração do natal de 2021, que teve por tema “Natal da Luz dos Pinhais”, houve 4.408.575 de acessos às postagens do Facebook, 2.484.309 de acessos às postagens do Instagram e a divulgação foi ampliada agora em 2022 para outras redes, como o Tik Tok. Os eventos de natal do ano passado geraram a produção de 421 matérias, sendo 67 feitas para TV, totalizando 218 minutos de veiculação. Os espetáculos em formato drive-thru, realizados em 2021, reuniram 350 mil pessoas. Ao todo, a estimativa é a de que 544 mil pessoas participaram do natal de Curitiba em 2021, sendo que 100 mil eram turistas que geraram gastos diários no valor de 71 milhões durante uma média de 3,8 dias de permanência em Curitiba.

Tatiana Turra esclareceu que as atrações a céu aberto envolverão atividades nos seguintes locais: Memorial Paranista, Escola de Sustentabilidade, Jardim Botânico, Parque Tanguá, Passeio Público, Ruínas de São Francisco, Centro Histórico e Praça Santos Andrade. De acordo com ela, a variedade de locais busca a descentralização. Circuitos em drive-thru serão realizados nos parques Barigui e Náutico. O IMT também pensou na possibilidade de agendamento de excursões particulares, além da Linha Natal, que, segundo ela, foi uma conquista. “Os eventos de natal terão início no dia 22 de novembro e o calendário foi pensado para que não haja coincidências com jogos da Copa do Mundo”, garantiu Tatiana.

Enfeites
Entre os enfeites para a cidade, ela mencionou o circuito das árvores, as árvores da vida, as estrelas de Belém, os enfeites nas Ruas da Cidadania, as rosáceas, as árvores de luz e os contornos iluminados. “Um grande eixo central se estende da feira da praça Osório, passando pelo Palácio Avenida, à árvore da vida (patrocinada pelo grupo Boticário), ao Paço da Liberdade (enfeitado pelo Sesc), à praça Santos Andrade e, finalmente, ao Passeio Público (cuja decoração será do grupo Condor)”.

Nas Ruínas de São Francisco há a proposta de espetáculos semanais, como o balé “O Quebra-Nozes”, o Circo Místico e o espetáculo Torque. Na Escola de Sustentabilidade está prevista a encenação de um auto de natal, e a volta do carrossel no Passeio Público será ao lado da Casa do Papai Noel e de uma feira de food trucks, principais atrações natalinas do local. O encerramento do natal será no Parque Tanguá (que também terá um carrossel). Tatiana Turra destacou as empresas que se dispuseram a patrocinar as atrações (eventos e enfeites natalinos). Ela lembrou, por exemplo, que a iluminação do Jardim Botânico foi assumida pela empresa Ademicon. A árvore da vida do Parque Barigui continuará com o patrocínio do Parque Shopping Barigui e a da rotatória do Centro Cívico será patrocinada pela empresa Volvo.

Além desses locais, também haverá árvores nos bairros Juvevê, Santa Cândida, no Memorial de Curitiba, no Memorial Ucraniano, na Praça Zumbi dos Palmares e no Parque Náutico. “Nas regionais, além de árvores, também haverá rosáceas luminosas”, disse Tatiana. Ela frisou que nos eventos onde houver uso de fogos de artifício, todos os cuidados serão tomados, entre eles a adoção de materiais “pet friendly”, conforme previsão no próprio edital de convocação dos patrocinadores. 

Projetos próprios
Outra novidade apontada pela presidente do IMT foi a possibilidade elencada no edital de empresas proporem projetos próprios. Foi o que fez, por exemplo, a empresa Servopa, que se dispôs a enfeitar o jardinete na avenida Mário Tourinho, e também o grupo Barigui, que propôs a decoração do largo Antônio Bordin. Da mesma forma, o Hard Rock Café apresentou o projeto de criar um corredor natalino na rua Comendador Araújo, fazendo uso dos postes republicanos. Muitos outros poderiam ser citados, como o Athletico Paranaense, que se incumbiu de enfeitar a praça Afonso Botelho, além da família Moletta e da família Madalosso. Para ela, é bom para a prefeitura que haja a continuidade do planejamento orçamentário dos eventos de natal tendo por base a consolidação de alguns patrocínios, mas é igualmente positivo que novos patrocinadores demonstrem interesse em participar. Para ela, o natal acaba funcionando como uma ação estruturada de promoção.

O superintendente do IMT, Paulo Cesar Nauiack, destacou que os 71 milhões de reais gastos diariamente pelos 100 mil turistas que estiveram em Curitiba no natal de 2021 são apenas os números verificáveis, pois não há como verificar com precisão o impacto dos eventos natalinos no lucro do comércio em Curitiba durante o período. O vereador Alexandre Leprevost sugeriu a realização de concursos, como os que eram promovidos antigamente, com o objetivo de premiar as casas e os comércios mais enfeitados da cidade. Turra disse que há uma demanda nesse sentido e que essa prática de premiar domicílios no natal sempre esteve presenta na cultura curitibana, mas que esse tipo de atividade envolveria o pedido de autorização junto à Caixa Econômica, o que demandaria o cumprimento de prazos, neste momento, irrealizáveis. De qualquer modo, ela considerou a sugestão bastante pertinente.

Em resposta ao vereador Nori Seto, a presidente do IMT esclareceu que a divulgação dos eventos natalinos teve início em setembro, quando alguns patrocínios ainda nem estavam confirmados. Ela acredita que a variedade de atrações já coloca Curitiba no roteiro dos principais natais do Brasil. O vereador Márcio Barros encerrou o encontro indagando sobre qual seria o próximo evento que mereceria atenção do ponto de vista turístico em Curitiba. Para Tatiana, todos os eventos são importantes, mas ao moldes do que é feito em relação ao natal, ela entende que a páscoa, em menor proporção, poderia gerar o planejamento de eventos. “Até porque a páscoa marca o fim de uma série de atividades que acontecerão a partir do aniversário de Curitiba, em 29 de março.”

>> Confira todas as fotos em nosso Flickr