Combate à leucemia, o câncer de medula óssea, é tema da Tribuna Livre

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 12/02/2021 15h37, última modificação 12/02/2021 15h37
Tema da Tribuna Livre, a campanha Fevereiro Laranja visa a conscientização da população sobre a leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea.
Combate à leucemia, o câncer de medula óssea, é tema da Tribuna Livre

O debate sobre o mês de combate à leucemia ocorrerá durante a sessão ordinária de quarta-feira, que começa regimentalmente às 9h e será transmitida pelas redes sociais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária da próxima quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe a presença da bióloga do Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, Jaqueline Morcelli Castro. A convite da Comissão Executiva do Legislativo, ela estará na Tribuna Livre para falar sobre a importância da prevenção e combate à leucemia, o câncer de medula óssea, foco da campanha mundial de saúde “Fevereiro Laranja”. 

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. É onde as células sanguíneas são fabricadas. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos. Geralmente de origem de desconhecida, a principal característica deste câncer é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. 

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. “Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas”. Existem mais de 12 tipos de leucemia.

O mês Fevereiro Laranja foi criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer – em inglês Union for International Cancer Control (UICC) – visando a conscientização da população sobre a leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea. Conforme a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), a medula é único órgão que é possível doar quando a pessoa ainda está viva – quem é saudável pode doar em vida um dos rins, uma parte do fígado ou uma parte do pulmão.  

O laranja simboliza a luta de quem enfrenta a leucemia, que é um tipo de câncer na medula óssea que atinge de crianças a idosos. Um dos pontos fortes da campanha é orientar as pessoas sobre a relevância de se fazer exames para que o diagnóstico saia o mais rápido possível”, diz a Comissão Executiva – formada pelos vereadores Tico Kuzma (Pros), presidente, Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT), primeira e segunda secretárias respectivamente – na justificativa do requerimento da Tribuna Livre (076.00004.2021). 

O debate sobre o mês de combate à leucemia ocorrerá durante a sessão ordinária de quarta-feira, que começa regimentalmente às 9h e será transmitida pelas redes sociais do Legislativo no YouTube, no Facebooke no Twitter.