Vereador Eder Borges (PL) | 2º mandato (2025-2028)
Perfil, contato, comissões das quais participa, projetos e notícias
PERFIL DO VEREADOR
Reeleito para seu 2º mandato, Eder Borges tem experiência como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Paraná.
Curitibano, Eder Fabiano Borges Adão é graduando em Gestão Pública pela Faculdade Estácio e cantor profissional. Autodeclarado de direita, seu ativismo político começou em 2014, “ao perceber o avanço do comunismo no Brasil, que corria sério risco de chegar ao estado que chegou a Venezuela, por exemplo”. Foi no mesmo ano que ele fundou o Direita Curitiba, um dos primeiros movimentos conservadores do Brasil, reunindo apoiadores e promovendo manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma.
Em 2015, já com vídeos de opinião lançados na internet, Eder Borges lançou a banda “Os Reaças”, que viralizou com o vídeo chamado “Hino do Impeachment”. Entre 2015 e 2017, esteve na coordenação estadual do MBL (Movimento Brasil Livre). Em 2016, participou do seu primeiro pleito eleitoral pelo PSC - Partido Social Cristão, a que esteve filiado até 2017. À época recebeu 4.178 votos, alcançado a suplência no partido, mesmo com uma campanha com poucos recursos financeiros. Em função de sua ativa atuação política, foi convidado para ser assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, entre 2017 e 2018, e na Assembleia Legislativa do Paraná, entre 2019 e 2020.
Em 2020, se candidatou pela segunda vez a uma das cadeiras no Legislativo de Curitiba e obteve êxito, conquistando 3.932 votos pelo PSD - Partido Social Democrático. “Mantive durante a campanha a promessa inegociável de lutar pela família, pela liberdade religiosa, pela propriedade privada, e acima de tudo, pela liberdade”, explica o parlamentar. Em abril de 2024, durante a janela partidária, formalizou a mudança para o PL.
Reeleito para um segundo mandato no pleito de 2024, com 8.011 votos, Eder Borges promete continuar a oposição contra a esquerda para barrar “pautas progressistas e comunistas”. Ele acredita que, graças aos movimentos iniciados em 2014 (dos quais participou ativamente), surgiu uma direita combativa no país, que tem rendido bons frutos. Entre suas prioridades legislativas no mandato atual, Borges destaca a necessidade de melhorias na segurança pública: “É o maior desafio que Curitiba enfrenta”. Na avaliação dele, o país tem uma legislação branda demais contra criminosos.
Na toada antiesquerda, o parlamentar promete zelar para que a escola não seja lugar de militância, tampouco espaço para política ideológica partidária. Eder Borges diz que as instituições de ensino devem ensinar ciência, matemática e língua portuguesa. Ele propõe que as crianças tenham contato com ciência na prática, algo que ele acredita faltar ao país, ao lembrar que o Brasil ainda não conquistou nenhum Prêmio Nobel. Da sacada de sua casa, que considera seu porto seguro nos momentos difíceis, Eder Borges diz ter um sonho: “os brasileiros serem tão ricos como é o Brasil”. Hoje, é presidente da Comissão de Participação Legislativa da CMC.
» Biografia elaborada pela Diretoria de Comunicação Social (DCS).