Vereadora Giorgia Prates Mandata Preta (PT)  |  1º mandato (2021-2024)

Perfil, contato, comissões das quais participa, projetos e notícias

Giorgia Prates - Mandata Preta (PT)

Outras informações sobre Giorgia Prates

PartidoPartido dos Trabalhadores (PT)
Legislaturas

18ª (2021-2024)

Comissões das quais participa
Frentes parlamentares
das quais participa
GabineteAnexo 2, Térreo, sala 5, com
acesso pela rua Visconde de Guarapuava.
Telefones3350-4645 (ramais 4645 a 4650)
Redes sociaisInsta.pngTwitter.png
Site/e-mailver.giorgiaprates@cmc.pr.gov.br
Liderança ou função específica
  • Primeira-vice-líder da oposição
  • Líder do PT
  • Primeira-procuradora-adjunta da Mulher do Biênio 2023/2024
  • Segunda-vice-líder da Federação PT/PV.
  • Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias
Nome civil/nascimentoGiorgia Tais Xavier Prates;
São Paulo (SP), 23/09/1978
Resultados eleitorais
  •  2020 (3.582 votos - PT)


Confira a trajetória e as bandeiras defendidas pela vereadora no podcast Você me representa.

PERFIL DA VEREADORA

A Mandata Preta é formada exclusivamente por mulheres e tem Giorgia Prates como sua representante na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Fotojornalista e ativista social, ela está em seu primeiro mandato na CMC. Atual líder da Federação PT-PV.

Natural de São Paulo e moradora de Curitiba há 18 anos, Giorgia Tais Xavier Prates é fotojornalista, artista e ativista de Direitos Humanos. Estreando na Câmara Municipal (CMC), ela traz para Casa a Mandata Preta, com a proposta uma equipe só de mulheres e quase todas negras.

Na eleição de 2020, Giorgia Prates - Mandata Preta conquistou 3.582 votos, ficando com a terceira suplência do PT. Com a eleição de Carol Dartora para a Câmara Federal, e de Renato Freitas e Ana Júlia Ribeiro para a Assembleia Legislativa do Paraná, ela foi chamada para seu primeiro mandato na CMC.

Giorgia Prates é tecnóloga em fotografia pela Universidade Tuiuti, com especialização em Jornalismo pela Faculdade Faveni. No momento, cursa Pedagogia na Universidade Federal do Paraná.

É fotógrafa oficial, pelo Paraná, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU Brasil) e vencedora do prêmio Cannes com o filme “O uniforme que nunca existiu”, nas categorias Glass e Entertainment Lions For Sport. No fotojornalismo, atua no Coletivo CWB Resiste e no jornal Brasil de Fato. Como artista, trabalha com audiovisual, fotografia e direção de cena.

Entrou para a política motivada pelo que via nas coberturas jornalísticas. Acompanhando as aflições de quem sofre com a falta de moradia e de outros serviços públicos básicos em Curitiba, Giorgia decidiu que precisava ir além das denúncias que fazia com suas lentes profissionais. “Vivenciar e denunciar todos esses ataques aos direitos humanos estava virando só dor. Então, eu pensei que talvez fosse melhor tentar ocupar espaços políticos para somar de outro lugar na vida dessas pessoas. Além da denúncia, quero buscar possíveis soluções, tentar buscar outro caminho pra mudar essa realidade”, conta.

Entre as prioridades de trabalho da Mandata Preta, estão: o acompanhamento e a fiscalização de obras públicas na periferia; projetos voltados à segurança alimentar e moradia; denúncias de violação de direitos humanos; apresentação de projetos de lei por uma Curitiba mais inclusiva, diversa e antirracista; e projetos em defesa dos animais.

» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.